A Câmara Municipal de Vizela anunciou esta terça-feira «as maiores comemorações de sempre» do aniversário do concelho. A celebração dos 25 anos vai decorrer ao longo do ano, mas tem expressão maior no próximo mês de março, com uma megafesta, concertos, a feira do bolinhol, homenagens, exposições, debates, edições literárias, um documentário e inauguração de dois painéis gigantes de azulejos, entre outros eventos.
A Câmara Municipal de Vizela quer que a festa das bodas de prata do concelho seja «memorável e inesquecível», assim como participada por todos os cidadãos. O programa comemorativo dos 25 anos, apresentado esta terça-feira, está recheado de eventos e volta a incluir a distribuição de dez mil bandeiras por todos os cidadãos. Estas serão mesmo «as maiores comemorações de sempre do aniversário do concelho», assegurou o presidente do Município, Vítor Hugo Salgado.
Para alcançar aquele objetivo, a Câmara de Vizela preparou um vasto conjunto de eventos que «vão marcar não só o momento em que os vivemos, revisitar todos os momentos que nos trouxeram até estes 25 anos e deixar um lastro para o futuro», resumiu Vítor Hugo Salgado, acrescentando que o programa comemorativo contempla homenagens, condecorações, atribuição de galardões, edições comemorativas de livros e medalhas, diversas exposições, vários concertos, um grande documentário, ciclo de debates, a Feira do Bolinhol, sessões de ‘videomapping’, sessão solene, fogo de artifício e a distribuição de bandeiras por todo o concelho.
«A marca deste executivo é que tudo o que é relevante para o concelho fazemos com as instituições e as pessoas do concelho. Por isso, queremos também envolver o concelho todo nestes eventos», apontou o presidente do Município, convicto que «criamos as condições para valorizar aquele que é o momento mais alto do nosso concelho durante o ano».
Confirmado recentemente em referendo popular, o dia 19 de março mantém-se como a data do feriado do concelho, evocativo do sucesso alcançado na luta pela autonomia administrativa do concelho, alcançada em 1998. Por isso, o dia será assinalado com a tradicional sessão solene que, pela primeira vez, terá lugar no auditório municipal FRancisco Ferreira, antecedido da receção de convidados e missa solene. O dia ficará também marcado pela inauguração de dois painéis gigantes de azulejos, com 15 metros de largura por quase 5 de altura, que serão colocados no túnel próximo do emblemático Edifício do Castelo.
Na véspera, a Marginal Ribeirinha vai receber «uma noite histórica», com um concerto de carolina Deslandes com a Banda Filarmónica de Vizela, projeção de um espetáculo de ‘videomapping’, sessão de fogo de artifício e uma madrugada animada por DJ’s. Os dias de festa maior começam na sexta, dia 17 de março, com a abertura da Feira do Bolinhol, no Jardim Manuel Faria, que este ano será complementada com uma grande exposição no mesmo espaço. Nos três dias do evento, as noites serão animadas por concertos, na Praça da República, dos MLJ4, Quim Barreiros e Tânia Sampaio.
As celebrações dos 25 anos do concelho de Vizela incluem, ainda, a apresentação de um grande documentário, com testumunhos de vários protagonistas da luta autonómica, edições de vários livros, entre os quais um que contará as façanhas da restauração do concelho dedicado ao público infantil e que será distribuído em todas as escolas, que também vão receber uma exposição itinerante e debates. As bodas de prata ficarão também eternizadas numa medalha comemorativa e num monobloco com as letras da identidade «Vizela» no coração da cidade.
Autor: Rui de Lemos
Vizela anuncia megafesta para celebrar os 25 anos do concelho
Publicado em 01 de fevereiro de 2023, às 12:05