A abertura da Festa das Colheitas - XXIX Feira e Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde ficou marcada, esta tarde, por um conjunto de pedidos para o setor, da parte dos presidentes da Câmara Municipal e da ATAHCA, bem como pelo anúncio de projetos, da parte da diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.
A falta de um «mecanismo de aproximação ao mercado» e de «bases para que se estabeleçam circuitos de comercialização» foi uma das lacunas do setor da agricultura apontada por António Vilela. Para o edil, «deve haver estruturas profissionais para colocar os produtos no mercado», havendo dificuldade em comercializar alguns bens alimentares.
Já Mota Alves, numa intervenção anterior, tinha salientado a necessidade de um «apoio técnico de proximidade» ao agricultor e, mesmo sabendo que esta é uma área do Ministério da Agricultura e na qual não tem responsabilidade direta Carla Alves, pediu à diretora regional para que olhe para o território do interior porque «as nossas necessidades são diferentes do Alentejo e do litoral». «Somos um território de minifúndio e custa muito dinheiro ter um técnico a tempo inteiro», referiu.
Em resposta, Carla Alves admitiu que, embora o Ministério da Agricultura tenha delegado nas Confederações o aconselhamento agrícola, «sente-se algum vazio». Porém, ressalvou que «estamos num momento de viragem», estando para ser aprovado, dentro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma agenda de inovação de agricultura 2030, a qual «vai trazer a proximidade de transferência de conhecimento» que Mota Alves reclama. «Vamos ter cinco polos da rede de inovação no Norte, locais de transferência de competências para trabalhos de experimentação, divulgação e inovação», explicou Carla Alves.
Já em resposta ao apelo de António Vilela, referiu a criação de agrupamentos de produtores multiprodutos para «ajudar a organizar a produção e a colocá-la no mercado» e cujas candidaturas já estão abertas.
Autor: Rita Cunha
Vila Verde pede simplificação dos circuitos de comercialização de produtos agrícolas

Fotografia
Publicado em 07 de outubro de 2021, às 23:45