José Maria Costa sublinhou que a nova ligação «vai servir cerca 30% da população de Viana do Castelo e cerca de 30% da atividade económica do concelho».«Dados de 2017 do Instituto Nacional de Estatística (INE) dizem que Viana do Castelo representa 1,5% das exportações nacionais. Cerca de 0,5% das exportações nacionais saem desta região», frisou. Segundo José Maria Costa a nova estrada vai «apoiar as exportações, ajudar à fixação de novas empresas, aumentar a competitividade e rapidez das empresas no acesso aos portos, aeroportos e plataformas logísticas e, também por ir ao encontro dos anseios das populações, reduzindo problemas de sinistralidade e de congestionamento de tráfego nas estradas nacionais e municipais existentes». O autarca sublinhou que a nova ligação «não servirá apenas o Vale do Neiva», mas também, «pela proximidade, parte do concelho vizinho de Barcelos».
O investimento entre terraplanagens, drenagens, pavimentos, redes e iluminação, equipamentos de sinalização e segurança, ascende a 4,85 milhões de euros, correspondendo as expropriações a um total de 1,5 milhões de euros.Integrado na estratégia de valorização e desenvolvimento do Vale do Neiva, o município de Viana do Castelo programou para este mandato um conjunto de projetos e ações com vista a melhorar a competitividade deste espaço territorial. O presidente da Junta de Barroselas, Rui Sousa, que falou em representação das restantes autarquias do Vale do Neiva, disse tratar-se de «um passo fundamental para a capacitação de um território com muitas potencialidades», atualmente confrontado com «acessos complicados à A28». Rui Sousa adiantou que aquelas autarquias vão estar «ao lado da Câmara Municipal na luta pela concretização da ligação».
O acesso da A28 ao Vale do Neiva é uma nova ligação da A28 / Zona Industrial do Neiva à área empresarial do Vale do Neiva e visa melhorar a acessibilidade de pessoas e bens às empresas que estão situadas neste território.A nova via rodoviária vai ainda eliminar pontos negros e a circulação condicionada para veículos pesados no interior da freguesia de Alvarães, melhorando a segurança rodoviária em todo o Vale do Neiva.
Autor: Redação