A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai acolher a primeira sessão de informação sobre o Selo Equestre “O Seu Cavalo É Nosso Convidado”, esta sexta-feira. A iniciativa constitui um convite à adesão a uma rede pioneira no Turismo Equestre em Portugal.
O evento direciona-se aos atores do setor turístico que queiram conhecer as vantagens e condições de adesão a esta rede pioneira, concretizada no âmbito do projetoVilas e Aldeias Equestres Entre Arga e Lima, e cofinanciado pelo Turismo de Portugal. A vereadora do Ambiente do município de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, acredita que “graças a esta abordagem precursora, vamos construir o primeiro território amigo do cavalo do país”.
O Selo Equestre vai atuar nos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, uma rede de serviços turísticos, que incluem o acolhimento do turista equestre. Garantem unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração, aldeias, empresas de animação turística, entre outros.
A colaboração entre os três municípios tem em vista posicionar-se e diferenciar-se como líder na organização coletiva e estratégica da oferta de turismo equestre. Através de um website e aplicação móvel, os turistas vão ter acesso aos melhores percursos a realizar a cavalo, bem como os restaurantes e alojamentos com condições adequadas à permanência e prestação dos cuidados necessários ao cavalo.
Ainda, com este projeto os três concelhos dão forma à estratégia intermunicipal: a exploração de sinergias entre o turismo equestre, o turismo de natureza, o turismo cultural e o turismo científico; a expansão e articulação de uma rede intermunicipal de percursos equestres sinalizados e interpretados entre a Serra de Arga e o vale do Lima, que alcançará, ainda este ano, os 100km; e a promoção da valorização turística do Garrano enquanto espécie autóctone e do seu habitat natural.
Autor: