Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Viana do Castelo adiantou que a obra que agora se inicia, com um prazo de 240 dias, implica uma extensão de rede de saneamento em 11.637 metros.
O auto de consignação da empreitada de expansão da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Carvoeiro, Deão e Deocriste, bem como da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Deão e Deocriste, foi assinado na segunda-feira.
“Esta será uma empreitada de oito meses a decorrer em várias frentes e que vai exigir resiliência e paciência por parte da população da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão e da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, em prol de um bem comum”, sublinhou o presidente da Câmara, Luís Nobre, citado na nota.
Segundo o autarca socialista, no caso da obra de Deão, “o alargamento corresponde a uma segunda fase e, no caso de Deocriste, é a primeira empreitada de grande envergadura que vai ser realizar, contribuindo para um território mais coeso, mais competitivo e melhorando a qualidade de vida dos munícipes”.
Segundo o Plano de Atividades e Orçamento para 2023, o investimento nas freguesias e na coesão territorial tem contemplada uma verba de 8,1 milhões de euros, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e a terceira rubrica com um montante de maior dimensão.
Autor: Agência Lusa