Em causa está o Programa de Valorização do Interior, aprovado, no sábado em Conselho de Ministros Extraordinário, que decorreu na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.O Governo aprovou então a redução das portagens para os veículos de mercadorias nas autoestradas do interior, em territórios de baixa densidade, sendo que a A13 e a A28 passam a ser incluídas no conjunto de autoestradas com valores mais baixos. Os veículos de mercadorias das classes 2, 3 e 4 terão um desconto de 15% nas portagens no período diurno e de 20% no período noturno, entre as 20:00 às 08:00, e aos fins de semana. Em 2016, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um pedido a enviar ao Governo para que incluísse a A28 na lista de ex-SCUT (vias anteriormente sem custos para o utilizador) que estão a beneficiar da redução das portagens. Na altura, José Maria Costa defendeu ser «um caso de justiça a isenção ou redução do valor das portagens na A28 visto esta autoestrada estar situada numa zona de interior e servir uma zona transfronteiriça». O autarca «solicitou ainda a relocalização do pórtico de Neiva da A28 por penalizar a mobilidade dentro do concelho, já que aquele pórtico encontra-se à entrada de uma zona industrial», sendo considerado um «entrave à atividade empresarial da região».
Com a nova medida do Governo, as viaturas de mercadorias passarão a ter mais 15% de desconto no período diurno e mais 20% no período noturno (das 20:00 às 08:00) e fins de semana nas autoestradas anteriormente descritas e também na A13 (Pinhal Interior) e na A28 (Norte Litoral).Já para os veículos de transporte de mercadorias das classes 1, 2, 3 e 4 de empresas sediadas e com atividade nos concelhos de baixa densidade, os descontos abrangem "mais de 25% em todos os períodos horários", avançou o responsável. Assim, no período noturno, um veículo de mercadorias afeto a uma empresa com sede no interior que pagava 34,55 euros na A25 em 2015, antes da entrada em vigor dos descontos, vai começar a pagar 7,35 euros, o que corresponde a um desconto de 79%. «A nossa ideia é diminuir o custo de transporte de mercadorias de e para a baixa densidade, assim como incentivar as empresas a que localizem a sua atividade e os seus empregos nos próprios territórios do interior», explicou o ministro. Na ocasião, o governante adiantou que «esta redução é para começar no início do ano, no contexto do novo Orçamento do Estado».
Autor: Redação