Ofestival Viana Bate Forte está nomeado em quatro categorias dos Iberian Festival Awards 2023, nomeadamente Best Major Festival, Best Venue, Best Touristic Promotion e Best Communication & Marketing Strategy. Em nota enviada ao Diário do Minho, a autarquia recorda que o festival Viana Bate Forte surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural. Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.
Salienta que em apenas cinco edições, o Viana Bate Forte, «pela sua singularidade, qualidade e acessibilidade, atingiu uma notoriedade semelhante a outros festivais nacionais que já contam com diversos anos de existência e marca convictamente a agenda cultural do concelho e do país, prometendo continuar a crescer sem perder a sua essência e o objetivo de valorizar e homenagear o centro histórico de Viana.
A Camara acrescenta que o NEOPOP também está nomeado em três categorias nos Iberian Festival Awards 2023: Best medium-sized festival, Best Communication & Marketing Strategy e ainda Best Venue, com o Forte Santiago da Barra.
A autarquia refere ainda que após dois anos muito limitados pela pandemia, o Viana Bate Forte regressou em 2022 e conquistou um recorde de cerca de 60 mil espetadores, nas duas noites
A Câmara recorda que, para Best Major Festival, a votação do público acontece até 16 de janeiro.
As outras categorias são decididas por um júri.
Autor: Redação