A Câmara de Viana do Castelo terá a funcionar em pleno, a partir dapróxima semana, uma equipa de 5 mediadores municipais e interculturais.
«A equipa vaiatuar em dois níveis, junto da população migrante e da população de etnia cigana, emparceria com a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) e a CáritasDiocesana», diz autarquia.
Em nota de imprensa, a Câmara refere que o projeto surgiu de uma candidatura POISE-03-4233-FSE-000101 aprovada nofinal de 2021 e tem como objetivos a criação de um Espaço (Inter)culturas e apromoção de sinergias para o desenvolvimento de várias atividades de divulgação edisseminação do projeto.
«Dinamização de conversas “A Família/Escola” promovendoum maior envolvimento escolar por parte dos encarregados de educação, acompanhamento personalizado aos serviços públicos, de modo a facilitar a relação, oacesso e a comunicação na resolução de situações/problemas existentes, dinamizaçãoda atividade “Teatro com Vida”, fomentando a participação comunitária e odesenvolvimento de competências sociais, relacionais e cívicas, com a finalidadepreventiva de regulação de conflitos», lê-se.
Os mediadores serão intermediários para as situações sociais, interindividuaisou intergrupais, de multiculturalidade significativa, tendo em vista o reconhecimentodo outro e da aproximação das partes, a comunicação e a compreensão mútua, aaprendizagem e o desenvolvimento da convivência, a regulação de conflitos eadequação institucional, entre os atores sociais ou institucionais etnoculturalmentediferenciados.
Autor: Redação / NC
Viana avança com equipa de mediadores municipais e interculturais

Fotografia
Publicado em 14 de janeiro de 2022, às 15:53