https://youtu.be/su1uMbJORXA
A Câmara de Vila Verde apresentou hoje mais uma edição da
Feira Quinhentista "Por Terras de Sá de Miranda".De 10 a 12 de maio os vila-verdenses vão entrar no espírito quinhentista e levar Sá de Miranda para o casco histórica do concelho com música, dança, desfiles alusivos à época, artesanato, gastronomia, poesia, jogos populares, exposições, artes circenses e muitas outras atividades.
«O Sá de Miranda é uma das figuras emblemáticas do concelho de Vila Verde. Esta é uma forma de o recordar e, ao mesmo tempo, dar a conhecer esta importante personagem da história portuguesa. A iniciativa envolve os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Escola Secundária de Vila Verde, Escola Profissional Amar Terra Verde e Academia de Música de Vila Verde, num momento também curricular e pedagógico», apontou.
A Feira Quinhentista de Vila Verde decorredesde 2009 e sobe às rua vila-verdenses de dois em dois anos, intercalando com a Bienal Internacional de Arte Jovem.
No dia 9 de maio, nas véspera da abertura da Feira Quinhentista, que decorre na sede do concelho, na zona norte do concelho, em Ribeira do Neiva, tem lugar a "Feirinha Quinhentista na Ribeira".
«Um momento em que vão recrear e realizar aprimeira homenagem ao Poeta do Neiva, nesse local tão associado ao seu nome, onde todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva promovem uma série de actividades alusivas à época, tais como a venda de produtos locais», acrescentou a vereador da Educação, Júlia Fernandes.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho] Autor: Nuno Cerqueira