Mais de uma centena de obras compõem as três exposições de pintura a inaugurar no sábado, em Vila Nova de Cerveira, e que iniciam o plano de atividades da Fundação da Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) para 2020.
Em causa estão as exposições "Ilha dos Imortais", de Tereza Trigalhos, "Global Make-Up Program", de Zoran, e "Confrontos", dos alunos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), delegação de Ponte de Lima.
"Em termos das artes plásticas destaco as obras de Tereza Trigalhos e Zoran, até pelos seus currículos, mas é também muito importante para a FBAC a mostra dos trabalhos dos alunos da APPACDM, por resultar do trabalho do nosso serviço educativo", afirmou hoje o diretor artístico da fundação, Cabral Pinto.
As exposições "Ilha dos Imortais", "Global Make-Up Program" e "Confrontos" vão ser inauguradas, no sábado, às 16h00, no Museu Bienal de Cerveira, com a presença dos artistas representados.
Para Tereza Trigalhos, citada num comunicado hoje enviado à imprensa, o objetivo da sua mostra consiste em "perpetuar a liberdade através de um apelo a que os seres se tornem livres e que não fiquem agarrados àquilo que nos querem impor".
Já a mostra de Zoran, segundo o diretor coordenador do MAC - Movimento Arte Contemporânea e Ensino, Álvaro Lobato de Faria, representa "um entendimento globalmente vivido e vivenciado por cada um de nós quotidianamente, em que cada indivíduo é, talvez, o seu único passivo, acrítico e impudico espetador".
A exposição "Confrontos" dos alunos da APPACDM "debruça-se sobre os confrontos vividos por diversos autores, sejam individuais, únicos e irrepetíveis, onde as intenções rumam à construção de projetos de vida e nos transportam para novos mundos, recorrendo à pintura, à cerâmica e diversas técnicas mistas".
O plano de atividades da FBAC para 2020, adiantou Cabral Pinto, prevê ainda, na primavera, a exposição 220 Edições de Arte: Ação e Luz2, de Silvestre Pestana e, entre 10 de julho a 13 de setembro, a XXI Bienal de Vila Nova de Cerveira, com o tema "Diversidade - Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte".
A mostra "Mulheres Artistas na coleção da FBAC", que retratará "o acervo e a intervenção das mulheres na pintura e nas artes", e a exposição "De outro Modo", de três artistas do Porto (Sobral Centeno, Vasco Coutinho e Manuel Porfírio), completam a programação de 2020.
Autor: Redação / NC
Três exposições iniciam programação da Fundação da Bienal de Cerveira para 2020

Fotografia
Publicado em 17 de janeiro de 2020, às 15:45