Perante o olhar de centenas de pessoas e debaixo de um calor tórrido, as tradições de Vila Verde voltaram a desfilar esta tarde no Cortejo da Tradição, é mais um momento que conta com a participação ativa e entusiasmante das freguesias e seus habitantes.
Organizado pelas Juntas de Freguesia e Associações do concelho, este desfile de carros alegóricos deu a conhecer a tradição e o que de mais genuíno tem cada uma das freguesias, associações, Ranchos Folclóricos e Etnográficos, Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social e escuteiros, entre outras coletividades.
Orgulhosamente e de forma bastante animada, os participantes, desde crianças a idosos, no cortejo foram recriando momentos e trabalhos agrícolas de outrora. Destaque para as lavradeiras, as cantadeiras, as tecedeiras, as danças ao som de concertinas, castanholas, ferrinhos e tambores, o ciclo de linho. Não faltaram ainda, claro, os cantares populares e os trajes típicos do Baixo Minho, os bordados, as mantas, os lenços às costas, os manjericos, instrumentos de trabalhos antigos como teares e peneiras, os homens a trabalhar o ferro e os gaiteiros.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Tradições desfilaram esta tarde em Vila Verde
Publicado em 11 de junho de 2022, às 19:31