twitter

Sexagenário detido por atear fogo em freguesia de Viana do Castelo

Sexagenário detido por atear fogo em freguesia de Viana do Castelo
Fotografia

Publicado em 21 de julho de 2022, às 14:12

Arguido terá atuado com recurso a chama direta e com o intuito de proceder à limpeza, pelo fogo, de terrenos e caminhos.

Um homem de 62 anos foi detido por suspeitas de ser o autor de um incêndio florestal, ocorrido no início da noite do dia 13 de julho, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo. O arguido reside na freguesia onde ocorreu o incêndio e “terá atuado com recurso a chama direta".

Em comunicado, a PJ revela que o homem “que terá atuado com recurso a chama direta e com o intuito de proceder à limpeza, pelo fogo, de terrenos e caminhos, conformando-se com o resultado que da sua conduta poderia advir”. Faceàs condições atmosféricas registadas naquele momento, numa semana em que se conjugavam, no país, altas temperaturas com um grau de humidade baixo, "aliado à disponibilidade de combustível, o incêndio evoluiu e ampliou o seu perímetro rapidamente, colocando em sério risco as instalações industriais de uma empresa de alumínios, várias habitações e as manchas florestais situadas nas proximidades”, explica a força de investigação criminal.

O incêndio consumiu cerca de dois hectares de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas. De acordo com a PJ, "só não atingiu outras proporções, devido à pronta e eficaz intervenção dos Bombeiros de Viana do Castelo, que assim evitaram a sua descontrolada propagação”.

O sexagenário vai ser esta quinta-feira presente a tribunal para aplicação de medidas de coação.


Autor: Redação/Lusa