twitter

PS questiona Governo sobre impasse na abertura de centro de diálise em Monção

PS questiona Governo sobre impasse na abertura de centro de diálise em Monção
Fotografia

Publicado em 16 de maio de 2019, às 22:12

Impasse na abertura do centro de diálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção.

O deputado do PS eleito pelo Alto Minho José Manuel Carpinteira informou hoje ter questionado o Governo sobre o impasse na abertura do centro de diálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção que se encontra "concluído e licenciado".
Em comunicado, o deputado socialista explicou ter questionado o Ministério da Saúde sobre "os motivos" que estão a impedir a abertura de um equipamento "cuja construção está concluída, licenciada e em condições de funcionamento".
José Manuel Carpinteira adianta ter tido conhecimento de que o impasse estará relacionado "com o processo de convenções de diálise" que estará "a aguardar regulamentação ao abrigo do novo regime jurídico das convenções". "A abertura de novos centros de diálise permitiria que o tempo de deslocação dos doentes até aos respetivos centros fosse significativamente reduzido", alertou.
Segundo José Manuel Carpinteira, esta medida "reduziria significativamente a despesa pública com o transporte e traria maior conforto para os doentes".
"Atendendo aos benefícios existentes, consideramos essencial questionar o Ministério da Saúde sobre a ausência de regulamentação da área convencionada da diálise, ao abrigo do novo regime jurídico das convenções, e para quando está prevista a regulamentação", pode ler-se no documento enviado ao Ministério tutelado por Marta Temido. O centro de diálise pela Santa Casa da Misericórdia de Monção foi inaugurado em julho de 2018, na presença do presidente da Câmara local, António Barbosa (PSD).
Autor: Redação / NC