O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentou, ontem, no Instituto de Design, em Guimarães, a segunda edição do programa “Empreende Já”, que apoia jovens que não estudam nem trabalham. O programa promovido pelo IPDJ destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da denominada economia social e criativa, assim como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.
Numa altura em que foi aberta a fase de candidaturas, que decorre até final deste mês, o programa “Empreende Já” vai «selecionar 370 jovens a nível nacional, que entrarão num programa de 250 horas de formação, mais 50 horas de tutoria e apresentação das respetivas ideias de negócio», ilustrou o diretor regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias. As candidaturas entregues serão analisadas e selecionadas por um júri, sendo que a formação desta segunda edição vai iniciar-se em fevereiro de 2018.
Assim, os jovens cujas candidaturas forem aprovadas serão apoiados, durante seis meses, com uma bolsa de cerca de 700 euros e terão de frequentar aquelas 250 horas de formação em áreas transversais à ação empreendedora, tendo ainda direito a apoio técnico personalizado (tutoria), com vista à estruturação e sustentabilidade do respetivo projeto.
Autor: Rui de Lemos
Programa prepara futuro dos jovens "nem-nem"
Publicado em 15 de novembro de 2017, às 11:03