O Município de Vieira do Minho vai colocar os produtos de época locais ao serviço da dinamização do turismo gastronómico. O propósito é animar a economia local com os valores ancestrais de uma cozinha tradicional que sai valorizada pela oferta, aos visitantes, dos produtos endógenos hortícolas e animais característicos de cada época do ano.
O arranque do novo ciclo é feito no próximo fim de semana de 7 e 8 de março com um prato que revela todo o sabor no período de inverno e que vai estar à mesa de quase todas as unidades de restauração do concelho.
As "Couves com Feijão Amarelo" vão ser a referência dos 21 restaurantes do concelho que aderem à realização, numa iniciativa que celebra a boa mesa e a cultura ancestral de raiz popular associada à matança do porco.
«A iguaria "Couves com Feijão Amarelo" é o exemplo típico do aproveitamento dos produtos endógenos de Vieira do Minho que possibilitam a confeção de pratos deliciosos», afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, na conferência de imprensa de apresentação do programa a realizar no fim de semana que vai celebrar a confeção de um prato que tem «nos meses de inverno, entre novembro e março, o máximo sabor».
A ligação da matança do porco surge da necessidade de o prato ser confecionado «depois dos presuntos e enchidos estarem bem secos e curados», acrescentou o autarca, dando conta que «para a preparação deste prato são necessárias as melhores carnes caseiras e o que de melhor se produz nos campos e hortas».
Autor: Joaquim Martins Fernandes
Produtos de época dinamizam turismo gastronómico de Vieira

Fotografia
Publicado em 03 de março de 2020, às 17:29