Uma petição pública pela eliminação do pórtico de Neiva da autoestrada A28, lançada em abril pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), vai ser entregue na quinta-feira na Assembleia da República, informou hoje aquela estrutura.
Em causa está o pórtico de Neiva da autoestrada A28, antiga SCUT (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, situado à entrada de uma zona industrial da capital do Alto Minho e que é considerado "entrave" à atividade empresarial da região.
Em comunicado, hoje, a CEVAL revelou que o documento "subscrito, presencialmente e ‘online', por mais de sete mil pessoas,", vai ser entregue ao vice-presidente da Assembleia da Republica, deputado Jorge Lacão, numa sessão marcada para as 15:30.
Na petição pública, dirigida ao primeiro-ministro, a CEVAL considera ser "injustificável" a manutenção do pórtico, "no momento em que decorrem ou se anunciam significativos investimentos em acessibilidades e na valorização dos parques empresariais da região e em que se renovam esforços para a captação de investimento e criação de emprego".
"Para a região seria excelente que o Governo eliminasse aquele pórtico da A28. Se o pórtico de Neiva fosse retirado, representaria um desconto de 17% no valor das portagens na ligação entre Viana do Castelo e o Porto", sublinhou o presidente da CEVAL Luís Ceia, aquando do lançamento da iniciativa.
Autor: LUSA