twitter

?/? Parte da torre sineira de Igreja de Tamel desapareceu com a trovoada

?/? Parte da torre sineira de Igreja de Tamel desapareceu com a trovoada
Fotografia

Publicado em 26 de abril de 2019, às 13:21

No concelho de Barcelos.

https://youtu.be/Uz5LBwpF-6c   Cerca de três metros da torre sineira da Igreja de Tamel São Veríssimo, em Barcelos, desapareceram depois de ter sido atingida por um raio da trovoada (ver fotogaleria). Os danos são elevados. Na noite de quinta-feira, cerca das 22h30, um raio atingiu a torre sineira, levando mesmo à destruição de blocos de pedra que constituíam a parte final da torre.
«Ficou desfeita com partes das pedras a irem parar às casas dos vizinhos e ao cemitério», contou o tesoureiro do Conselho Económico da Igreja de Tamel São Veríssimo, João Abreu.
No entanto o pior veio já no dia a seguir, com parte de uma esfera em granito e outra em ferro, incluindo a cruz, a caírem para o interior da Igreja, abrindo um enorme buraco na coro alto. «Estava aqui dentro a limpar quando isso aconteceu. Um enorme susto, felizmente ninguém estava lá em cima», revelou João Abreu, acrescentando que, incluindo a parte elétrica, os danos podem ascender aos 20 mil euros. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]  
Autor: Nuno Cerqueira