twitter

Paredes de Coura acolhe tertúlia de investigadores sobre a guerra colonial

Paredes de Coura acolhe tertúlia de investigadores sobre a guerra colonial
Fotografia

Publicado em 10 de dezembro de 2022, às 16:21

‘A Guerra em África’ é um ciclo promovido peloCentro Mário Cláudio e pelo município de Paredes de Coura.

Os investigadores Jaime Nogueira Pinto, Fernando Rosas e Jorge Teixeira da Cunha são os convidados da iniciativa ‘Memórias da Guerra em África’, que decorre este sábado, 10 de dezembro, pelas 17h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura. A realização inscreve-se no âmbito do ciclo ‘A Guerra em África’, promovido pelo município courense em parceria com o Centro Mário Cláudio, sendo o jornalista Carlos Magno moderador da tertúlia deste sábado.

O ciclo de conferências prolonga até março do próximo ano e vai levar a Paredes de Coura exposições, debates e exibições, tendo por referência os conflitos que se travaram nas três frentes, Guiné, Angola e Moçambique.

Precede a iniciativa deste sábado, ‘Memórias da Guerra em África’, uma visita guiada, pelas 16h30, no Centro Cultural, à exposição itinerante do Museu Militar do Porto ‘Testemunhos da Guerra’, por Alexandra Anjos, técnica superior daquela instituição militar.

‘A Guerra em África’ é um ciclo promovido peloCentro Mário Cláudio e pelo Município de Paredes de Coura e conta com as parcerias do Museu Militar do Porto, Editora Leyae Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto. A realização dispõe, paralelamente, de um importante acervo documental facultado pelas gentes de Paredes de Coura, que responderam ao desafio colocado pelo Centro Mário Cláudio com a significativa disponibilização de fotografias, cartas e aerogramas, fardamento e condecorações, além de objetos ilustrativos do quotidiano das tropas. A vasta documentação sobre a guerra colonial está exposta no Centro Mário Cláudio, no lugar de Venade,

As iniciativas do ciclo ‘A Guerra em África’ prolongam-se até março de 2023 e foram pensadas como pretexto de reflexão e relembrança, e de respeitosa homenagem à memória de quem morreu e sofreu. Daí que o critério adotado, no desenho desses momentos, fosse o do pluralismo ideológico, e o da harmonização democrática.

o ciclo de realizações ‘A Guerra em África’ contempla exposições, debates com escritores que estiveram na guerra, e com historiadores de vários quadrantes políticos, um ciclo de cinema, além de sessões de leitura de textos, e de troca de opiniões.


Autor: Redação