O Município de Famalicão apresentou esta manhã a sua nova aplicação digital, “Famalicão – O Seu Lugar”.
O presidente da autarquia, Paulo Cunha, destacou que esta ferramenta - símbolo de «modernidade e inconformismo» - vem possibilitar uma «maior aproximação» aos cidadãos e responder aos seus anseios.
«A Câmara Municipal deu este passo convicta de que estava a prestar um bom serviço à comunidade, aos seus concidadãos e, acima de tudo, a vincar expressões como acessibilidade, proximidade, rapidez e eficiência que casam bem com a ferramenta agora disponibilizada», disse o edil.
Esta nova aplicação, disponível para IOS e Android, facilita o acesso a um vasto conjunto de serviços da autarquia como, por exemplo, apresentar sugestões e reclamações, pedir uma reunião com o presidente, requisitar livros, adquirir ingressos para a Casa das Artes, comunicar a leitura da água, solicitar a recolha de "monstros", etc.
Paulo Cunha referiu que o município quer estar «cada vez mais perto, próximo e acessível aos cidadãos», e, «acima de tudo, criar condições para que sejam cada vez mais solicitados».
«Já não é só a questão de se fazer de forma mais fácil o que sempre foi feito, é também criar condições para que haja cada vez mais razões para que os famalicenses procurem a sua câmara municipal e junto da câmara municipal possam encontrar respostas adequadas aos seus problemas», acrescentou.
O autarca referiu ainda que o lançamento desta aplicação foi só a «ignição», pois há muito caminho pela frente que a autarquia pretende fazer em conjunto com os cidadãos.
«Se esta ferramenta serve para responder às questões, às ambições, aos problemas das pessoas, também é verdade que esta ferramenta deve ser usada como uma forma de melhorar a intervenção cívica dos cidadãos», notou.
Dentro de poucos meses esta aplicação será enriquecida com novos conteúdos, permitindo aceder a mais serviços, cumprindo o objetivo do executivo municipal de «aprofundar a proximidade e o relacionamento entre quem governa e quem é governado».
A aplicação pode ser descarregada no Google Play e App Store sob o nome "Famalicão your place".
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira
Nova aplicação digital aproxima «ainda mais» município de Famalicão dos cidadãos
Publicado em 18 de maio de 2021, às 12:38