twitter

Ministra inaugura Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras

Ministra inaugura Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras
Fotografia

Publicado em 14 de fevereiro de 2023, às 12:24

Na tarde do domingo, vésperas de Carnaval, realiza-se o tradicional Leilão das Orelheiras.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, inaugura na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro, pelas 15h00, a XXV Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto.

Organizado pela Câmara Municipal, o certame decorre até domingo, dia 19, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, com a presença de 73 produtores/expositores.

Numa nota à imprensa, a autarquia explica que a feira, que completa 25 anos, estará organizada em duas áreas distintas, mas conexas: uma destinada à exposição/venda de produtos, no interior do Pavilhão de Refojos, e a outra, uma tenda gigante, anexa a este equipamento, com tasquinhas e um palco para a animação musical.

Dos 73 produtores/expositores presentes 25 são produtores de fumeiro oriundos dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Montalegre, Vieira do Minho e Baião. Estarão ainda 6 produtores de vinho verde, 14 produtores de licores, compotas, mel, doçaria, queijo, cogumelos e azeite, 11 expositores de artesanato local, 6 produtores agrícolas com produtos da terra (hortícolas, frutas…) e, ainda, 6 associações/instituições e 5 tasquinhas.

Na tarde do domingo, vésperas de Carnaval, realiza-se o tradicional Leilão das Orelheiras.

O certame, que conta com um programa de animação que pode ser seguido através de um ecrã gigante no pavilhão gimnodesportivo, tem como objetivos «promover o aproveitamento das potencialidades da região, valorizar a produção de orelheiras e fumeiro e dinamizar a economia local», disse a Câmara Municipal que aguarda a visita de milhares de pessoas ao longo dos três dias.


Autor: Redação