A ministra da Coesão Territorial, Ana Pereira Abrunhosa, vai presidir ao "Dia de Ponte de Lima", a 4 de março e que marca o ano de 1125 quando a rainha D. Teresa atribuiu o Foral de Vila a Ponte de Lima.
A data vai ficar assinalada com a inauguração da Requalificação da Sede da Junta de freguesia da Correlhã. Do programa consta ainda a abertura da Exposição “Caminho de Santiago”, que se irá realizar na Torre da Cadeia Velha, promovida pela Associación de Amigas e Amigos do Caminho Português a Santiago, de Pontevedra, às 16h30, à qual se segue a recriação histórica “A Visitação da Rainha Tareja ao Lugar de Ponte”, terminando este momento com a deposição de uma Coroa de Flores no Monumento à Rainha D. Teresa, na Praça da República.
Às 18h00, no Auditório Municipal terá inicio a sessão Solene Comemorativa do Dia de Ponte de Lima, que entre discursos – Presidente da Câmara de Ponte de Lima e Senhora Ministra da Coesão Territorial, incluirá momentos musicais, a cargo de “Ana Aroso, harpa & Isabel Anjo, saxofone”, e a apresentação do Livro “A Arte de Trabalhar a Pedra de Ponte de Lima” da autoria de Carlos A. Brochado de Almeida.
Integrado no programa das comemorações do Dia de Ponte de Lima, no dia 6 de março, o Teatro Diogo Bernardes, apresenta o espetáculo “Atlântico” apresentado por BossarenovaTrio | Paula Morelenbaum, Joo Kraus e Ralf Schmid, e a 07 de março a “Cinderella Cyborg” de Júlio Resende. No dia 08 de março, e a fechar este programa cultural, realiza-se o encontro Concelhio de Bombos, no Centro Histórico da Vila mais antiga de Portugal, afirmando, que há quase nove séculos, mais do que destino, Ponte de Lima é Terra Rica da Humanidade detentora de uma herança cultural inimitável.
Autor: Nuno Cerqueira
Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Pereira Abrunhosa, preside ao "Dia de Ponte de Lima"
Publicado em 02 de março de 2020, às 15:56