O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o alerta meteorológico para os distritos de Braga e Viana do Castelo. A manhã de segunda-feira deve contar com chuva persistente e forte, acompanhada de trovoada.
Os distritos de Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso laranja entre as 6h e as 12h de segunda-feira. A previsão é de precipitação persistente, por vezes forte, e acompanhada de trovoada, segundo o IPMA.
A mesma chuva também provoca um alerta amarelo a partir das 3h de segunda e depois entre as 12h e as 6h da manhã do dia seguinte, 13 de dezembro.
De acordo com a informação atualizada ao início desta manhã pelo IPMA, o alerta amarelo por chuva regressa entre as 15h e as 18h de terça-feira.
Está em vigor ainda um alerta amarelo devido ao vento previsto para segunda-feira. Entre as 6h e as 15 horas, pode haver rajadas a atingiraté 90 km/h, em especial no litoral, e até 100 km/h nas terras altas.
O alerta amarelo devido à ondulação, que pode chegar aos 5 metros, vigora entre as 6h de segunda-feira e as 0 horas de terça-feira.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)
vai aumentar, a partir da meia-noite, de amarelo para laranja o estado de alerta do dispositivo de socorro nos distritos de Braga e Viana do Castelo, assim como nos de Aveiro, Porto e Vila Real.
“Este alerta tem a ver com o acumular de precipitação”, referiu André Fernandes, observando que é expectável, face às previsões atmosféricas para os dias 12, 13 e 14, um acumular de precipitação e que os “rios aumentem o seu caudal e ocupem o leito das cheias”, sobretudo na região norte do país, nomeadamente nas bacias hidrográficas do Minho, Lima, Douro, Ave e Vouga.
O comandante nacional da ANEPC revelou que para o norte, entre segunda e terça-feira, é esperada uma precipitação até 220 mililitros. Face a esta situação meteorológica, André Fernandes alertou para a possibilidade de inundações na bacia hidrográfica do Cávado, em Braga, Barcelos e no rio Este (Braga).
“Face a esta situação foi também decretado o estado de alerta especial de nível amarelo até às 23h59 de segunda-feira. E acima de tudo, o aviso à população para se manterem atentos aos comunicados do Instituto Português do Mar e Atmosfera e da Autoridade Nacional de Proteção Civil”, disse o comandante, alertando que as zonas que inundaram devido à chuva de quarta-feira poderem voltar a ser afetadas.
Notícia atualizada às 18h para alterar o estado de alerta decretado pela Proteção Civil
Autor: João Pedro Quesado/Agência Lusa