twitter

Militares iniciam ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia

Militares iniciam ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia
Fotografia

Publicado em 01 de julho de 2022, às 16:45

Missão vai prolongar-se até ao dia 30 de setembro.

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim iniciaram esta sexta-feira ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A missão vai prolongar-se até ao dia 30 de setembro.

Os militares do Exército vão, com esta ação, percorrer e vigiar diariamente toda a serra de Santa Luzia. Durante o patrulhamento, vão estar em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), numa perspetiva dissuasora e de permanente vigilância.

Segundo a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a ação iniciada esta sexta-feira dá continuidade a um acordo celebrado em 2010 entre a autarquia e a Escola dos Serviços do Exército.O protocolo de colaboração "visa a vigilância e patrulhamento da Serra de Santa Luzia durante o período de verão, com o objetivo de reduzir o número de comportamentos de risco nesta área e evitar a ocorrência de incêndios rurais", refere a autarquia. "O Protocolo decorre da preocupação que os incêndios rurais representam neste território, dado que estes constituem um dos principais obstáculos à sustentabilidade da floresta e dos ecossistemas que lhe estão associados, provocando a sua degradação e o desequilíbrio no fornecimento de bens e serviços, podendo ainda constituir um perigo para a vida e os bens da população", acrescenta.
Autor: Redação/Lusa