A Câmara de Melgaço anunciou hoje um investimento de meio milhão de euros na criação de uma rede municipal de trilhos pedestres e cicláveis num total de 12 percursos, com uma extensão de 150 quilómetros.
Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que "os 12 percursos vão estar interligados entre si e vão funcionar como uma rede viária pedonal e ciclável, ligando toda a paisagem natural e humanizada do concelho".
Designado Walking & Cycling Melgaço, o projeto, candidatado ao programa Valorizar, prevê que "os percursos liguem a zona ribeirinha do concelho, junto ao rio Minho, passando pela pré-montanha ou meia encosta até às zonas mais altas de montanha no Parque Nacional da Peneda-Gerês(PNPG)".
"O objetivo é permitir uma oferta transnacional e os intercâmbios nos fluxos de turistas", especificou a Câmara de Melgaço, acrescentando estar prevista a "ligação e enquadramento com os municípios vizinhos e articulação e integração com a Grande Rota do PNPG e com a rede de percursos supramunicipal da ADERE-Peneda Gerês".
O projeto "contempla ainda ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro na fronteira da Ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro".
Autor: Lusa