Um nevão caiu durante a madrugada de ontem em várias localidades do concelho de Melgaço. As freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro foram as localidades onde a neve mais se fez sentir.
Apanhada de surpresa por um nevão que não previu, a Proteção Civil Municipal não conseguiu ultrapassar o problema do transporte dos alunos.
Apenas os estudantes que foram, transportados por viaturas particulares puderam ir à escola, mas o receio de que a queda de neve se agravasse durante o dia de ontem levou a Proteção Civil determinasse o regresso a casa mais cedo.
Já com os meios no terreno, a entidade que coordena a prestação de socorro às populações do concelho pôde assegurar o regresso dos alunos em transportes escolares.
Segundo o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Luís Matos, «o regresso dos alunos foi antecipado para entre as 14h00 e as 14h30, após o almoço, por razões de segurança», face «às informações disponíveis sobre as previsões meteorológicas».
A decisão, explicou o responsável, foi tomada «pelos serviços municipais de Proteção Civil, em articulação com a direção do Agrupamento de Escolas de Melgaço».
«Apesar dos meios estarem posicionados no terreno, queremos garantir a segurança no transporte escolar das crianças até às suas casas», sustentou, o responsável, precisando que «o nevão que caiu durante a madrugada de ontem apanhou todos de surpresa, uma vez que a previsão apontava para a queda de neve a partir das 15h00».
Luís de Matos referiu ainda que além de Castro Laboreiro, também a localidade de Lamas de Mouro – a mais alta do município de Melgaço, situada a mais mil metros de altitude – ficou coberta por um "manto branco", tendo sido a mais afetada.
Para as próximas horas e para o fim de semana, as previsões apontam para um agravamento da situação, com descida da quota de queda de neve. Luís Matos garantiu que as estradas estão circuláveis, exceto para os veículos pesados.
O responsável pela Proteção Civil Municipal reconhece que a neve em Castro Laboreiro e Lamas de Mouro «é um belo postal de visita» que pode atrair mais visitantes ao concelho de Melgaço. Adverte, por isso, que «em caso de algum incidente, as pessoas poderão contactar a Proteção Civil através do telemóvel 961 726 836 (Luís Matos) ou através da linha telefónica 117.
Autor: Joaquim Martins Fernandes