twitter

Mau tempo. Braga e Viana em estado de alerta especial amarelo

Mau tempo. Braga e Viana em estado de alerta especial amarelo
Fotografia

Publicado em 19 de dezembro de 2022, às 09:47

São expectáveis níveis de precipitação idênticos aos da semana passada.

O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu este domingo ser expectável que ocorram níveis de precipitação idênticos aos da semana passada. Anunciou então estado de alerta especial amarelo para nove distritos de Portugal, entre eles Braga e Viana do Castelo.

«A precipitação será intensa, o Instituto do Mar e da Atmosfera já emitiu quer avisos amarelos quer avisos laranja», para alguns dos distritos do país e «portanto é expectável que possam ocorrer alguns quantitativos semelhantes aos da semana transata», afirmou o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEC).Segundo André Fernandes «o período crítico desta precipitação começará ao final do dia de amanhã, sendo que a altura crítica é na madrugada de dia 20, terça-feira», indicou.

O vento está de quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros hora no litoral e a agitação marítima também terá um agravamento a partir do dia de segunda-feira, referiu o comandante nacional da ANEC.

André Fernandes recordou que a Agência Portuguesa do Ambiente também emitiu, face a esta previsão de precipitação forte na região Norte e Centro, onde está incluída também a região de Lisboa e Vale do Tejo, «avisos para cheia» para as bacia hidrográfica do Minho, aqui com as áreas de maior risco Caminha, Monção e Valença, bem como para as bacias hidrográficas do Lima, na sua bacia do rio Vez, assim como para as do Cávado, Ave, do Douro, Vouga e Mondego.Adiantando que face a esta precipitação intensa nas bacias hidrográficas do Tejo, Sado e Guadiana e ribeiras do Algarve poderá haver alguma situação mais crítica, mas apenas no dia 20.

Por tudo isto, a Proteção Civil «decidiu a emissão do estado de alerta especial amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro e Coimbra, Leiria, Viseu, Lisboa e Santarém», afirmou.

O responsável, que falava num briefing este domingo ao início da noite na Proteção Civil, adiantou, no entanto, que ao longo do dia de amanhã a situação será avaliada e aquela entidade voltará a fazer uma comunicação do ponto de situação.Mas, para já, o responsável da ANEC admitiu que possa haver uma «melhoria do estado do tempo» a partir de quarta-feira.


Autor: Redação/Lusa