Combater a sazonalidade e captar turistas dando a conhecer o que de melhor o concelho de Esposende tem ao nível da gastronomia, dos vinhos e da sua paisagem natural, são os grandes objetivs da iniciativa "Março com Sabores do Mar", cuja 18.ª edição arranca já no próximo mês.
Tal como em 2016, este ano integram a campanha um total de 28 restaurantes de vários pontos do concelho, dos quais 14 participarão no concurso gastronómico.
A par da restauração, que pretende dar a provar o que de melhor o concelho tem para oferecer tendo por base o peixe e o marisco, esta ação conta ainda com a adesão de oito pastelarias, dos Lacticínios das Marinhas e de cinco quintas esposendenses produtoras de vinhos.
Na apresentação do evento, ontem, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende destacou a inovação e criatividade de todos os intervenientes como contributos fundamentais para a sua afirmação no panorama local e enquanto referência nos eventos gastronómicos, perdurando ao longo de 18 anos.
Afirmar a gastronomia e os vinhos como produtos estratégicos para o setor turístico de Esposende, atrair mais gente durante mais tempo e valorizar o património foram os propósitos enumerados por Rui Pereira, não esquecendo a «constante aposta» na formação das unidades de restauração e do público em geral.
Sobre o concurso gastronómico em concreto, o vereador enalteceu a coragem dos restaurantes aderentes «que aceitaram o desafio de inovar».
Também o presidente da Câmara de Esposende vincou a importância do concurso «numa lógica de melhorar» a qualidade do trabalho diário.
Quanto a "Março com Sabores do Mar", Benjamim Pereira destacou a sua importância no combate à sazonalidade, a par de outras iniciativas. E o seu efeito tem tido resultados na época considerada "alta", sendo que, em 2016, o concelho atingiu números nunca antes alcançados a nível turístico.
«Só em relação a 2015 tivemos um crescimento exponencial na área da restauração e do alojamento que atingiu um aumento de 20 e 30 por cento quanto ao período homólogo do ano anterior, o que é uma coisa extraordinária», disse, vincando ainda que, segundo um estudo da Associação Comercial e Industrial do concelho, «83 por cento dos empresários reconhecem a importância do apoio do município nesta forma estruturada de comunicar a programação de verão».
O carácter inovador da iniciativa e a formação que lhe está associada também foram destacados pelo edil.
Programação ao longo de todo o mês completa evento gastronómico
A iniciativa "Março com Sabores do Mar" vai muito para além da vertente gastronómica, pelo que conta ainda com uma programação cultural e desportiva ao longo de todo o mês.
O teatro ocupa grande parte do calendário de eventos e é precisamente com a encenação da peça "O Gato", da "Forjães em Cena", que este programa arranca o programa no dia 4 de março, pelas 21h30, no auditório municipal.
Seguem-se, nos dias 11, 18 e 25, à mesma hora e no mesmo espaço, as peças "Aqui há fantasmas" (JUM), "A maluquinha da Rua Direita" (GARFO) e "D. Rosinha, a solteira" (GATA), respetivamente. A entrada é livre.
No dia 5, entre as 10h00 e as 19h00, tem lugar no Largo Rodrigues Sampaio a Feira de Velharias e, no dia 12, das 09h00 às 16h00, decorre o III Trail de Esposende.
As atividades desportivas prosseguem a 19 de março, com uma descida do rio Neiva em kaiak. Para o mesmo dia está agendada uma feira de artesanato e de produtos endógenos, no Largo Rodrigues Sampaio, entre as 10h00 e as 19h00.
No dia 21, tem lugar um seminário internacional sobre "O turismo criativo como construtor de dinâmicas de desenvolvimento local". Esta iniciativa decorre no auditório municipal de Esposende, a partir das 09h00.
"A Hora do Planeta" é outra das atividades agendada. Esta decorrerá no dia 25, a partir das 20h30, nos restaurantes aderentes ao "Março com Sabores do Mar". No dia seguinte, decorre a partir das 09h00 uma caminhada pelo Trilho das Cangostas.
A programação termina no dia 28 de março com a inauguração da exposição "Roteiro de Arquitetura Modernista", na Casa das Marinhas.
Em paralelo, decorre uma programação gastronómica que inclui visitas de escolas à lota, exposições, ateliês de cozinha, azeite e de vinhos e o Festival das Sopas, no dia 17, na EB1 de Apúlia.
Autor: Rita Cunha