A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, por unanimidade, apoios que ascendem o meio milhão de euros destinados aos transportes públicos. O montante de 593.368 mil euros para este ano é atribuído no âmbito dos Programas de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) e à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público.
De acordo com o vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Reabilitação Urbana, Desenvolvimento Económico, Mobilidade, Coesão Territorial e Turismo, a autarquia recebeu 311.783 euros da CIM do Alto Minho e 219.228 euros do PRORansP. Depois de aprovada a componente municipal, o valor PART do município fixou-se nos 374.140 euros.
Trata-se, segundo explicou Luís Nobre, de um valor que já inclui a gratuitidade do transporte escolar dos alunos do Ensino Secundário e a redução para metade do custo do bilhete ou passe para os utilizadores dos mini-autocarros, bem como a gratuitidade para utilizadores da rede de concessão dos transportes urbanos entre o parque de estacionamento do Campo d'Agonia e a Zona de Atividades Económicas da Praia Norte. De sublinhar, ainda, a redução em 50% do custo do bilhete ou passe dos utilizadores da rede da concessão dos transportes urbanos para as zonas industriais do Neiva, 1.ª e 2.ª fases e Alvarães, e Meadela.
Autor: Rita Cunha
Mais de meio milhão de euros para os transportes públicos em Viana do Castelo
Publicado em 13 de maio de 2021, às 20:03