Desde a sua criação e até junho passado, a Loja Social de Esposende contabiliza 11655 doações, que se traduzem em mais de meio milhão de bens doados, tendo-se registado 1401 253 atribuições/entregas.
Estes são alguns dos números revelados pela Câmara de Esposende a propósito dos oito anos de existência daquela infraestrutra.
Segundo os dados da autarquia social-democrata, registaram-se ainda 12 638 trocas, com o número de bens recebidos a superar o dos bens atribuídos, e efetivaram-se 339 parcerias.
No que se refere a voluntariado, contabilizam-se 2 351 participações, totalizando 23 317 horas de trabalho voluntário, a que se juntam 33 prestadores de trabalho comunitário num total de 2 226 horas.
Ao longo de oito anos, a Loja Social recebeu a visita de 13 025 pessoas e de 1315 entidades. Com a mudança de instalações em perspetiva, a Loja Social de Esposende, a presidente da Câmara de Esposende, Alexandra Roeger, destacou a intervenção deste projeto «na procura da melhoria das condições de vida dos mais desfavorecidos».
«A Loja Social privilegia a Economia Circular, modelo que fomenta a partilha, a reutilização e a reciclagem dos bens, diminuindo o impacto ambiental e alargando o seu ciclo de vida», destacou Alexandra Roeger, dando ainda destaque «à mudança de instalações».
«Possibilitará o desenvolvimento de outras dinâmicas e projetos», disse.
Ao longo destes oito anos de existência, a Loja Social possibilitou a ajuda concreta a 680 famílias.
Autor: Nuno Cerqueira
Loja social de Esposende doou mais de meio milhão de bens
Publicado em 14 de dezembro de 2019, às 22:32