A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso acredita que tem «muitos e bons» motivos para conquistar visitantes ao concelho pelo estômago, mas este ano decidiu juntar à boa gastronomia e vinhos mais duas ofertas. Assim, a edição deste ano dos Fins de Semana Gastronómicos vai oferecer visitas gratuítas ao Castelo e sortear entre os clientes um coração de filigrana, no valor de cerca de 3 mil euros.
A boa mesa e as especialidades gastronómicas da Póvoa de Lanhoso contribuíram para que o concelho tenha sido, no distrito de Braga, «aquele que teve maior crescimento na restauração entre 2021 e 2022», segundo os dados estatísticos da Associação Empresarial de Braga, atingindo no ano passado um volume de faturação na ordem dos 11 milhões de euros. E a gestão municipal acredita que parte deste sucesso se fica a dever ao êxito das múltiplas propostas dos Fins de Semana Gastronómicos, que decorrem entre fevereiro e novembro.
«Temos tido grande sucesso com esta iniciativa e o comércio local, a restauração e hotelaria têm sido muito beneficiados. Temos conseguido fazer dos fins de semana gastronómicos um cartaz anual com vários momentos importantes para o concelho e o turismo», assinalou o presidente do Município, Frederico Castro, ontem, na apresentação do evento. Apesar disso, acrescentou o autarca, «este ano decidimos introduzir uma novidade».
Assim, revelou Frederico Castro, «cada visitante que esteja num restauramnte aderente aos Fins de Semana Gastronómicos terá, juntamente com a fatura, direito a um cupão que pode utilizar e depositar numa tômbola que vai estar localizada no Castelo da Póvoa de Lanhoso. Isto porque queremos oferecer às pessoas e grupos visitas gratuítas a um dos nossos ícones. O cupão depositado na tômbola habilitará os participantes a um sorteio, que será realizado entre novembro e dezembro, para oferecermos um coração de filigrana, também produzido pelos nossos artesãos do concelho».
Com aquela associação aos Fins de Semana Gastronómicos, a autarquia deseja simultaneamente promover e valorizar o Castelo da Póvoa de Lanhoso, mas também a filigrana certificada do concelho, que resulta de uma técnica ancestral de ourivesaria que assenta no trabalho artesanal, utilizando fios finíssimos, de ouro ou prata, torcidos e aplicados, posteriormente, numa armação desenhada e concebida pelo mesmo mestre filigraneiro. «A filigrana é uma tradição muito importante do concelho, que queremos manter, mas também aditivar e valorizar mais. A Póvoa de Lanhoso é um centro ancestral que ainda hoje trabalha e preserva esta arte milenar, um grande símbolo do concelho e do país. A nossa filigrana é certificada e tem de facto um valor acrescentado que queremos relevar», suportou Frederico Castro.
Com 18 restaurantes aderentes, os Fins de Semana Gastronómicos arrancam, entre 19 e 21 deste mês, com o Cozido à Portuguesa.
Autor: Rui de Lemos
Lanhoso oferece coração de filigrana a clientes de fins de semana gastronómicos
Publicado em 17 de fevereiro de 2023, às 09:38