O ex-presidente da Câmara de Esposende acaba de anunciar a decisão de se voltar a candidatar à presidência da autarquia, como independente, nas eleições de outubro próximo.
O social – democrata João Cepa – que deverá desfiliar-se do PSD – vai concorrer contra o partido e o seu sucessor Benjamim Pereira, depois de ter estado à frente da edilidade durante 14 anos, recebendo então a Câmara com apenas 28 anos das mãos de Queiroga Figueiredo, que ontem considerou como «o melhor presidente sempre».
O antigo autarca vincou, contudo, uma diferença face a Queiroga – a de «não ter querido» continuar como presidente da Assembleia – e encheu a sala com mais de 200 pessoas, perante as quais anunciou obra suficiente para mais três mandatos, depois dessa limitação legal o ter obrigado a sair de cena.
Com emoção na voz, João Cepa admitiu que «criou as condições» para Benjamim lhe suceder, «deixou a Câmara com 2,5 milhões de euros nos cofres e ofereceu “400 ideias”».
Com um vasto programa de obras e medidas a adotar, «se os esposendenses assim quiserem», Cepa pode contar à partida com apoios significativos: o vereador e ex-candidato do PS, João Nunes [o PS vai apresentar novo candidato]; o quase certo apoio do CDS [que se reunir esta noite para decidirá se apoia, que se fez representar pela vereadora Berta Viana e pelo líder da Concelhia João Lopes], e com «a vontade de integrar» o atual vereador do Turismo, Desporto e Infraestruturas Rui Pereira.
Presentes na sessão, João Lopes e Berta Viana confirmaram que defendem o apoio do CDS à «candidatura mobilizadora», enquanto João Nunes confirmou «ter sido convidado e poder vir a integrar» a candidatura do ex-autarca.
Já questionado pelos jornalistas sobre o vereador em funções, João Cepa afirmou: «Não escondo que gostei muito de trabalhar com o Rui Pereira e que ele se encaixaria perfeitamente nesta candidatura, pelo que o convidei para fazer parte deste projeto, mas compreendo que ele por lealdade para com o atual executivo não possa assumir já a sua decisão».
O candidato independente criou, assim, um “facto político” difícil de sustentar pelo atual vereador de Benjamim Pereira, mas, quando confrontado, ressalvou que «só ele poderá responder» se deve ou não suspender o mandato.
Destaque
O candidato promete «cancelar» a obra do canal de prevenção de cheias (5 milhões de euros), que pretende «substituir pela construção de uma variante da EN-13 à cidade com o mesmo traçado».
João Nunes (PS)
O vereador e ex-candidato do PS, João Nunes, admite «integrar a candidatura» de Cepa, depois de "recusar" o convite da Concelhia «para se recandidatar».
João Lopes (CDS)
O líder da Concelhia do CDS não escondeu o seu apoio à candidatura independente e disse que ia propor «o apoio» do partido. A vereadora Berta Viana "apoia" Cepa.
Autor: José Carlos Lima