twitter

IPVC desenvolve projeto de ensino e investigação com Escola de Design de Valladolid

IPVC desenvolve projeto de ensino e investigação com Escola de Design de Valladolid
Fotografia

Publicado em 17 de fevereiro de 2023, às 16:36

O acordo vigora durante cinco anos, com possibilidade de ser prorrogado, e envolve cerca de 40 estudantes.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) assinou esta quinta-feira um protocolo com a Escola Superior de Design de Valladolid, em Espanha, que tem em vista a realização de um projeto de ensino e investigação. As instituições pretendem trabalhar em conjunto, de modo a estabelecer bases e mecanismos específicos de colaboração académica, científica e cultural.

O projeto consiste na organização de encontros educativos, conferências, seminários, workshops e cursos, além de desenvolver projetos de investigação. Está prevista ainda a mobilidade de docentes, investigadores e alunos.

Em resultado desse protocolo, surgiu a exposição “Um projeto, dois países”, inaugurada esta quinta-feira, nos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo. Durante o evento, a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, frisou a abrangência e a inovação do projeto. Avançou também que a instituição está já a “trabalhar para que o protocolo possa ser alargado, nomeadamente a Itália e ao Brasil”. Por sua vez, a representante da escola espanhola, Leticia Martínez Madroño, realçou “a oportunidade dada a alunos e docentes no que concerne à partilha de conhecimentos e forma de atuação dos dois lados da fronteira”.

Na inauguração, os alunos de ambas as escolas colaboraram além daquilo que foi exposto. Os estudantes de Valladolid criaram o catálogo físico que acompanhou a exposição, enquanto os do politécnico converteram-no numa aplicação.


Autor: