Um indivíduo deu entrada hoje de manhã no Hospital de Barcelos com sintomas suspeitos do novo coronavírus Covid-19. A situação foi confirmada por fonte hospitalar ao
Diário do Minho.
O indivíduo, que estava em Barcelos, foi colocado em isolamento naquela unidade de saúde, enquanto aguardavam a vinda das viaturas do INEM do Porto preparadas para este tipo casos.
O hospital já referenciou todas as pessoas que tiveram em contacto com o indivíduo, desde a entrada deste na emergência.
Segundo apurou o
Diário do Minho, o doente foi identificado como «caso suspeito à admissão» e imediatamente colocado em sala de isolamento para o efeito, «sem contacto direto com mais ninguém além do médico e do enfermeiro», confirmou este jornal.
«Toda a atividade assistencial decorreu de forma normal desde então. Foi reportado à dgs (como indica a norma da DGS) e aí sim, houve validação da suspeição. Estando a aguardar em isolamento a chegada de ambulância INEM dedicada ao transporte destes doentes», soube o
Diário do Minho através de fonte hospitalar.
Ao que tudo indica o alegado doente terá estado em Marrocos e viajou para Portugal via Milão.
Entretanto
oHospital de Braga faz parte de uma lista de três unidades hospitalares do Norte que foram ativadas para completar a oferta disponível nos Hospitais de São João e Santo António, que segundo a DGS «mantêm a capacidade de resposta», e poderá já receber este doente caso se confirma o caso.
Caso tenha vindo de uma das áreas afetadas e tenha tosse ou febre e dificuldade respiratória, deve ligar saude24. ( Objetivo: proteger-se a si próprio e proteger os outros)
https://youtu.be/eLfKq5NvVFM
Autor: Nuno Cerqueira