twitter

Guimarães arranca a segunda fase de recolha de resíduos orgânicos

Guimarães arranca a segunda fase de recolha de resíduos orgânicos
Fotografia

Publicado em 08 de fevereiro de 2023, às 11:17

O projeto vai chegar a mais 11 freguesias do concelho, com particular enfâse no sistema de recolha porta-a-porta.

Guimarães antecipou para esta semana as etapas de recolha de resíduos orgânicos, previstas na lei apenas para janeiro de 2024. Na segunda grande fase de recolha de orgânicos, prevista do Plano de Gestão de Biorresíduos Guimarães 2030, e recolha é alargada a 55 mil habitantes, cerca de 40% da população do concelho.
Em comunicado, a autarquia adianta que a nova fase abrange as freguesias de Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte, Urgezes e a União de Freguesias Oliveira, São Paio, São Sebastião, através da aposta, primordial, no sistema porta-a-porta. Os habitantes destas freguesias já podem levantar gratuitamente contentores de recolha em três locais diferentes: Juntas de Freguesia, parque de estacionamento da Mumadona e Laboratório da Paisagem. No total, são mais de 20 mil contentores a serem distribuídos por toda a população.
O município iniciou este processo de recolha de resíduos orgânicos em janeiro de 2022, no Centro Histórico, tendo alargado o projeto às escolas, e ao canal Horeca no passado mês de novembro. «Até então, já foram recolhidas mais de mil toneladas de resíduos orgânicos. Paralelamente, Guimarães deu início ao processo de compostagem doméstica, tendo distribuído mais de 600 compostores, reforçando ainda a recolha de resíduos verdes aos utilizadores domésticos, por agendamento, conseguindo a recolha de mais de 200 toneladas de resíduos», refere a Câmara. «Na primeira fase de recolha, Guimarães conseguiu alcançar taxas de captura de 31 por cento, valores muito animadores e superiores aos registados noutros concelhos, para aquela que é uma verdadeira revolução», acrescenta.

Autor: Diana Carvalho