twitter

Governo cria dois grupos de trabalho para preparar novo Hospital de Barcelos

Governo cria dois grupos de trabalho para preparar novo Hospital de Barcelos
Fotografia

Publicado em 21 de junho de 2022, às 16:51

As propostas a elaborar pelos grupos de trabalho serão posteriormente submetidas a aprovação pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.

O Governo anunciou esta terça-feira a constituição de grupos de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e para a elaboração de proposta de programa funcional.As propostas a elaborar pelos grupos de trabalho devem estar concluídas num prazo de 12 meses.

Em 2008, foram entregues e aprovados o programa funcional e o estudo de viabilidade económico-financeira que "definiram o novo Hospital de Barcelos como unidade de proximidade, para os concelhos de Barcelos e Esposende", recorda o despacho n.º 7701/2022, publicado esta terça-feira em Diário da República (DR). Para o equipamento de substituição,“foi estimado um investimento de 83 milhões de euros, tendo sido celebrado um acordo estratégico de colaboração, entre o Ministério da Saúde e o Município de Barcelos”, ficando a autarquia responsável pela “aquisição, reclassificação e constituição de direito de superfície sobre terreno para a edificação. Em termos de financiamento, a decisão da tutela foi no sentido de o projeto vir a ser candidatado a fundos comunitários”, refere o documento.

O despacho assinala ainda que, a24 de abril de 2009, “foi autorizada a abertura do procedimento de concurso público internacional para a elaboração do projeto, que foi adjudicado em 2010 e deu origem a estudo prévio aprovado no início de 2014, sem que se tenha tomado decisão sobre as fases seguintes do projeto”. O Governo procedeu então à criação de dois grupos de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo equipamento, bem como da proposta de programa funcional.

O primeiro grupo de trabalho vai ser liderado por Carlos Nunes, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, e composto por nove elementos. Já o segundo vai ser constituído pelos arquitetos do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P. Silvina Maria Ferreira Duarte e José da Silva Carvalho.

O despacho assegura que os elementos que compõem os grupos de trabalho “desempenham funções em regime de acumulação, não lhes sendo devida qualquer remuneração adicional”. Avança ainda que aspropostas a elaborar pelos grupos de trabalho “devem estar concluídas no prazo de 12 meses a contar da data de publicação do presente despacho, sendo submetidas, dentro desse mesmo prazo, a aprovação pelo membro do Governo responsável pela área da saúde”.

O presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, sublinha, em comunicado, a “importância deste passo, um sinal claro de que, depois de dez anos parado, há pela primeira vez o reassumir deste objetivo, tão importante para os concelhos de Barcelos e Esposende”. O despacho, segundo o autarca, “foi publicado quatro dias após o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte [Carlos Nunes] ter estado presente em Barcelos, numa audição perante a Comissão de Saúde da Assembleia Municipal”.
Autor: Redação/Lusa