O Comando Territorial de Braga da GNR, através Destacamento Territorial de Póvoa de Lanhoso, realizou, hoje, 27 buscas e apreendeu mais de 1.100 garrafas furtadas em hipermercados nos distritos do Porto e Braga.
Segundo comunicado daquela força militar, decorrente de uma investigação por furtos qualificados e recetação, que visou um grupo organizado, o qual se dedicava a furtar bebidas alcoólicas em superfícies comerciais.
A ação culminou numa operação efetuada nos concelhos de Felgueiras, Amarante, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Lousada, tendo sido realizadas 17 buscas domiciliárias e em estabelecimentos de restauração e bebidas e 10 buscas não domiciliárias, essencialmente em veículos.
Daquela ação resultou a identificação de 12 indivíduos, dos quais, quatro homens, com idades compreendidas entre os 30 e 60 anos, foram detidos, um por tráfico de estupefacientes (1282 doses de heroína), um por posse de arma ilegal (caçadeira de canos serrados) e dois por furtos em estabelecimentos.
Os restantes estão indiciados pelo crime de recetação, sendo na sua maioria proprietários dos estabelecimentos de restauração e bebidas.
Para além das detenções foi apreendido 1.147 garrafas de bebidas alcoólicas, 32.100 cigarros contrafeitos, 1.282 doses de heroína, 43 litros de água ardente, um automóvel, quatro armas, dois quilos de chumbo e um de pólvora para fabrico artesanal de cartuchos.
Ainda foram apreendidas 165 munições, 10 telemóveis e três computadores e 995 euros em numerário.
A operação empenhou 140 militares das diversas valências da GNR, nomeadamente, dispositivo territorial, investigação criminal, Unidade de Ação Fiscal, Destacamento de Intervenção e Unidade de Intervenção e contou ainda com a colaboração da Polícia de Segurança Pública.
Autor: Rui de Lemos