O Município de Vila Verde tem tudo afinado para a Gala Namorar Portugal, a iniciativa «rainha» da programação "Fevereiro, mês do Romance", que se realiza esta noite, a partir das 19h30, no Parque Industrial de Gême.
A garantia é dada pela vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, que nos últimos dias tem-se desdobrado em trabalhos para que este espetáculo, onde desfilarão coordenados de jovens criadores de moda e coleções de estilistas reconhecidos, não defraude as expetativas do público.
«Está tudo organizado, os coordenados já foram todos analisados, há propostas lindíssimas, surpreendentes, mais uma vez os participantes primaram pela qualidade e inovação ligada à alta costura. As propostas dos estilistas também são muito bonitas, vai ser uma surpresa para todos», adianta Júlia Fernandes.
Segundo a autarca, a gala decorrerá, mais uma vez, com a sala lotada (há 550 lugares sentados), num ambiente de «glamour» naquela que se espera seja «a noite mais romântica do país».
«Temos um programa de alta qualidade, à semelhança das últimas três edições, e tudo programado para que esta seja uma noite mágiga e glamorosa», asseverou.
Pela passerelle vão desfilar 73 coordenados, a grande maioria femininos. Há apenas três masculinos e três de criança. São apresentados a concurso por 23 participantes individuais e 12 escolas nacionais e uma de Santiago de Compostela. Entre os concorrentes individuais há 13 vilaverdenses e, pela primeira vez, um concorrente açoreano e uma concorrente italiana.
Ruben Rua, Kelly Bailey e Iva Lamarão são os manequins de renome que vão desfilar as propostas dos jovens criadores. A estes juntam-se mais 18 manequins, dos quais 9 resultam do casting realizado em Vila Verde.
A animação musical está a cargo de Miguel Oliveira (artista de Prado) e Isa de Castro, acompanhados pela Academia de Música de Vila Verde. O Rancho Folclórico de Vila Verde, numa parceria com o Rancho Típico Infantil, vai explicar o papel do Lenço dos Namorados na tradição vilaverdense.
A gala, que é apresentada pelo ator José Fidalgo, conta ainda com a atuação do humorista Francisco Menezes, num espetáculo de "stand up comedy".
Nesta edição do Concurso Internacional de Criadores de Moda há dez prémios para atribuir, mais um do que na edição de 2016.
Autor: Jorge Oliveira