A Gala Namorar Portugal consagrou seis formandas de três nacionalidades que frequentam o curso de modista/costureira do centro Inovinter de Braga numa noite de glamour, dedicada principalmente aos bordados dos lenços de namorados, uma tradição secular que continua a inspirar muitos criadores de moda.
Pela passarela deste que é o principal evento da programação “Fevereiro – Mês do Romance”, da Câmara de Vila Verde, desfilaram 53 propostas de 14 concorrentes a título individual e de formandas(os) de dez instituições de ensino, ao som das arrebatadoras canções interpretadas por Sofia Escobar, acompanhada pela Orquestra Viv’arte, dirigida pelo maestro Idílio Nunes.
Aquando da entrega do prémio, no valor de mil euros, atribuído pelo Município, as vencedoras não esconderam a emoção por o seu coordenado ter sido o eleito do júri. «Não estávamos nada à espera, desfilaram tantos modelos lindos e maravilhosos...», disse, no final, aos jornalistas, Isabel Câmara, uma das premiadas. Mariana Morais, Mónica Rodrigues, Lucinda Silva, Cristina Pacheco, Valerila Serdinkova (Ucraniana) e Isabel Camara (brasileira) começaram a ter formação em outubro de 2022 e em três semanas criaram a peça para este concurso – um vestido branco em que procuraram bordar todos os motivos típicos dos lenços de namorados (corações, flores, aves, quadras escritas).
«Escolhemos um modelo ultramoderno e assimétrico, é um hino ao lenços dos namorados de Vila Verde», disse Isabel Camara, para quem a tradição dos lenços não era desconhecidae, pois antes de ingressar no Inovinter já tinha participado em duas formações de bordados em Braga e quando morava no Brasil pertencia a dois ranchos folclóricos da comunidade portuguesa onde os lenços de namorados estavam bem presentes.
2.º e 3.º prémios ficam em casa
O segundo prémio foi atribuído ao coordenado da turma de Artes Visuais da escola Secundária de Vila Verde. Orlando Ventura, estilista de Vila Verde, recebeu o terceiro prémio. O Prémio Jovem Revelação e o Prémio do Público foram atribuídos a 12 formandas da Cenatex de Guimarães. O júri distinguiu com o ainda duas formandas da Esprominho com o Prémio Impacto Visual e o estilista vilaverdende Sérgio Silva Sá com o Prémio Delta. Inspirados no mote “Lenços Namorar Portugal, Escritas de Amor”, os coordenados foram desfilados na passerele pelos manequins Liliana Filipa, Nádia sena, Milene Veiga e Ricardo Guedes. Nesta gala no Dia de Namorados desfilaram ainda peças de estilistas convidados como Anabela Baldaque, Nuno Gama, Rafael Freitas e Luís Carvalho. Este ano, a Gala Namorar Portugal foi apresentada por Sílvia Alberto. A cantora Sofia Escobar apresentou-se em palco com um elegante vestido vermelho bordado com motivos dos lenços de namorados, assinado pelo estilista Nuno Baltazar.
Autor: Jorge Oliveira
Formandas do Inovinter brilham na gala de moda de Vila Verde
Publicado em 16 de fevereiro de 2023, às 09:40