twitter

Festival Internacional de Guitarra dedica fase às jovens estrelas europeias

Festival Internacional de Guitarra dedica fase às jovens estrelas europeias
Fotografia

Publicado em 12 de janeiro de 2018, às 12:15

O IV Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG) que começou em dezembro, entra hoje na segunda fase, vertente dedicada às "jovens estrelas europeias".

"Ao longo de duas fases, o programa inclui 12 'masterclasses' e oito concertos, com grandes figuras internacionais, jovens emergentes e outras figuras em ascensão. Agora chega a vertente 'FIGG Young Stars' inteiramente promovida por jovens guitarristas europeus", explica, à agência Lusa, o diretor artístico do FIGG, Nuno Cachada.

De hoje a domingo, o Festival Internacional de Guitarra, promovido pelo Conservatório da Sociedade Musical de Guimarães, percorre vários palcos desta cidade do distrito de Braga, estando, quer os concertos, quer as oficinas de música, a cargo de vencedores de competições internacionais oriundos de Itália, Finlândia, Ucrânia, Bósnia-Herzegovina e Hungria.

O primeiro concerto decorre esta noite, pelas 21:00, no Laboratório da Paisagem, com Antero Pellikka (Finlândia) e Andrea Roberto (Itália).

Sábado, no mesmo espaço, é possível ouvir os acordes de Dmytro Omelchak (Ucrânia) e Vedran Vujica (Bósnia-Herzegovina), seguindo-se a conferência "Descascando a Guitarra Mágica de Eurico A. Cebolo", com Aires Pinheiro.

E ao longo dos três dias há oficinas de música no Conservatório de Guimarães, bem como na Associação Comercial e Industrial local, num programa que culmina com a "String Talks", uma conversa com moderação do jornalista Samuel Silva.

O IVFIGG enquadra-se numa plataforma europeia de cooperação entre 14 festivais internacionais de guitarra, designada "EuroStrings - European Guitar Festival Collaborative".

Em nota remetida à Lusa, a organização descreve que esta é a primeira plataforma europeia no setor da guitarra.

Foi criada em 2017 no âmbito de um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, sendo em Guimarães e através do FIGG, que esta iniciativa se estreia.

"Destacamos o crescimento exponencial na nossa oferta formativa como consequência da nossa adesão a esta plataforma pioneira na Europa e que em Portugal tem o FIGG como representante e primeiro festival aderente", acrescenta Nuno Cachada.

O também professor e guitarrista acredita que "esta é uma oportunidade rara proporcionada aos eventuais interessados, não só de poder assistir aos vários concertos, mas também de participar em atividades formativas de qualidade como são as ‘masterclasses' e os ‘workshops'".

Em dezembro os palcos vimaranenses já receberam Judicaël Perroy (França), Dejan Ivanovi (Croácia), Mak Grgi (Eslovénia, Ricardo Barceló (Espanha/Uruguai) e Nicola Montella (Itália).


Autor: Lusa