twitter

Festival das Papas já é o motor do setor da restauração de Amares

Festival das Papas já é o motor do setor da restauração de Amares
Fotografia

Publicado em 09 de fevereiro de 2017, às 11:17

Entidade de Turismo do Norte e Associação Comercial de Braga são parceiros da Câmara no Festival das Papas de Amares

As receitas diretas com a edição de 2017 do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares deverão representar quase 4 por cento do volume de negócios anual de todo o setor de restauração do concelho.

A Câmara Municipal estima que o 15.º festival atraia 25 mil visitantes durante os quatro dias do certame, que vai decorrer de 25 a 28 de fevereiro. 

Cada refeição – tigela de papas e acompanhamentos – tem um custo mínimo de 7,5 euros. Mas tendo presente que o preço de uma garrafa de vinho vai custar entre 6 euros (verde) a 8,5 euros (maduro corrente) e que os visitantes serão ainda seduzidos para o artesanato e outros produtos locais como fumeiro e a doçaria, a receita média estimada para cada visitante fica nos 10 euros. 

A confirmarem-se as expectativas ontem expressas pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, a edição deste ano deverá gerar um volume de negócios direto de 250 mil euros em apenas quatro dias.

São quase 4 pontos percentuais do volume de negócios anual da totalidade das empresas do concelho que operam no setor da restauração. 

Os números do Instituto Nacional de Estatística dão conta que as unidades de restauração amarenses têm um volume de negócios anual de 6 milhões 675 mil euros, valor que expressa uma média de 18 238 euros por dia.

A confirmar-se a receita direta de 250 mil euros para o Festival das Papas, cada um dos quatro dias vai gerar receitas de 62 500 euros.

O autarca amarense espera ainda que o Festival das Papas de Sarrabulho dinamize a atividade hoteleira, contribuindo para o combate à sazonalidade turística.

«O facto de coincidir com o Carnaval é uma mais-valia», disse ontem Manuel Moreira, na conferência de imprensa de apresentação do evento. 

O edil desconhece o impacto que o certame tem no turismo local, mas o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal não duvida das vantagens do festival para o setor hoteleiro e para o turismo rural concelhio.

«O Festival das Papas de Sarrabulho e os fins de semana gastronómicos permitem aumentar a atratividade turística e as receitas do setor hoteleiro [de Amares]», disse Melchior Moreira, precisando que 16 por cento dos turistas escolhem os destinos em função da qualidade da oferta gastronómica e dos vinhos.

«E a gastronomia e os vinhos de Amares são uma montra única», que «tem contribuído para a grande subida da atividade turística na região Norte», resumiu o presidente da "Porto e Norte".    

Investimento de 2,4 milhões possibilita melhoria de condições na edição de 2018 

O investimento de 2,4 milhões de euros que a Câmara Municipal de Amares vai realizar na EB 2,3 do concelho «permitirá criar melhores condições e ampliar o espaço» onde se realiza o Festival das Papas de Sarrabulho de Amares. A revelação foi feita ontem pelo presidente da Câmara Municipal, que não escondeu a intenção de encontrar uma solução de raiz.

«No período mais imediato, a solução para uma maior dignificação do Festival das Papas passa pelas obras de ampliação e requalificação da EB 2,3», disse Manuel Moreira, acrescentando que para o próximo mandato fica a possibilidade de uma solução de raiz. 

«Vamos elaborar uma candidatura para a construção de um pavilhão multiusos, que será destinado à realização de eventos dinamizadores da economia do concelho e a atividades desportivas», acrescentou o autarca, dando conta que já existe um espaço para a implantação do equipamento.

Na edição deste ano, que abre às 12h00 do dia 25, estão presentes 8 restaurantes e 24 expositores de vinhos, enchidos e doces, no espaço principal.

Haverá ainda 50 expositores de artesanato e produtos locais nos espaços exteriores. A feira decorre nos dia 25 a 27 entre as 12h00 e as 23h00 e no dia 28 entre as 12h00 e as 20h00, na EB 2,3 de Amares.

Carnaval

A geringonça vai ser o tema central da edição de 2017 do Carnaval de Amares. A festa está agendada para o dia 28 de fevereiro e vai corso carnavalesco vai cumprir o circuito tradicional que medeia entre o campo de jogos do Amares e a Câmara Municipal.

A solução de esquerda que originou o governo do PS vai estar no centro da sátira política, disse ontem Martinho Antunes. O coordenador do Carnaval amarense vincou que também a "Trump(alhada)" saída das presidenciais americanas vai ser alvo de "língua afiada".  

 

Autor: Joaquim Martins Fernandes