twitter

Feira do Fumeiro de Vieira do Minho promete ser a maior de sempre

Feira do Fumeiro de Vieira do Minho promete ser a maior de sempre
Fotografia

Publicado em 04 de fevereiro de 2023, às 11:16

A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho quer assumir-se como o melhor evento gastronómico da região.

A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho está de regresso ao formato presencial, no próximo fim de semana, para proporcionar aos milhares de visitantes esperados uma festa «inesquecível» a par da excelência dos seus enchidos. «Se as condições climatéricas ajudarem, estamos convencidos que teremos a maior feira de sempre no concelho e uma das maiores do país», ilustrou, ontem, o presidente do Município, António Cardoso, na apresentação do certame.

A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho quer assumir-se como o melhor evento gastronómico da região e a autarquia acredita ter «muitos argumentos para que este seja efetivamente um certame de referência na região e no país».

Na feira vão estar à venda cerca de 20 toneladas fumeiro e ainda outros produtos locais como hortícolas, vinho verde e os queijos, a par do artesanato, cobre e bordados, em cerca de 55 bancas de produtores. São três dias em que a venda e degustação do fumeiro será o pretexto maior para festa popular, embora o programa integre também vários concertos, com destaque para Zé Amaro, cantares ao desafio, grupos de concertinas, ranchos folclóricos, corrida de cavalos e as tradicionais e afamadas chegas de bois.

«Este é, sem dúvida, um certame onde a maior motivação da visita é a compra de produtos com qualidade garantida, daí que os 25 produtores de fumeiro presentes na feira, a maioria do concelho e outros da região, no seu conjunto escoem a quase totalidade dos seus produtos», assinalou António Cardoso, contabilizando a transação de aproximadamente 20 toneladas de produto e um volume de negócios na ordem dos 300 mil euros.

A par do fumeiro e outros produtos locais, «não nos faltam argumentos e motivos para assegurar uma festa inesquecível», garantiu António Cardoso, notando que os espetáculos «são igualmente uma marca importante deste evento». Assim, haverá animação musical em permanência, com destaque para o concerto de Zé Amaro na noite de sábado, dia 11, seguido da atuação de DJ’s, mas também para os dois dias (sábado e domingo) da presença e transmissão do programa da RTP “Aqui Portugal”.

Durante a feira, as tradicionais chegas de bois voltam a realizar-se no Parque dos Moinhos, atraindo milhares de espectadores. Este ano, as chegas vão apresentar 20 touros da raça barrosã que constituem uma verdadeira atração turística para o concelho. No domingo terá também lugar uma corrida de cavalos. «Sem dúvida que com um programa destes, certamente, milhares de pessoas vão visitar-nos», concluiu o autarca.


Autor: Rui de Lemos