Carrazeda de Ansiães promove, entre hoje e sábado, a décima edição da Feira do Folar e dos Produtos da Terra, que conta com a participação de 20 expositores deste concelho transmontano.
Para além do folar, o certame inclui a venda de vinho, azeite, doces, compotas, licores e frutos secos, representando uma «aposta clara» na promoção dos produtos tradicionais do município.
«A pequena dimensão do evento dá garantias da qualidade dos expositores, assegurando que a autenticidade dos folares tradicionais é mantida. Boa parte dos produtos ali expostos resultam da confeção artesanal, usando técnicas de produção herdadas de geração em geração. O mesmo se aplica aos produtos da terra, sendo que há aqui espaço para o pequeno produtor», refere a Câmara Municipal em comunicado.
A feira decorre na Praça do CITICA e Nave do ESAMA, contando com vários espetáculos de música tradicional, animação circense, demonstrações culinárias, espaços de atividades para crianças e ações de promoção turística.
«Esta feira é, na sua génese, dirigida às gentes de Carrazeda de Ansiães, mas cada vez mais atrai visitantes, apreciadores dos sabores genuínos dos territórios», salienta a nota de imprensa da autarquia.
Neste âmbito, sábado, vai haver uma visita guiada ao território, na qual os participantes vão aprender a fazer o tradicional folar da Páscoa, numa sessão que vai decorrer em Pinhal do Douro. O périplo inclui a deslocação ao Museu da Memória Rural, Castelo de Ansiães e Lagar de Azeite da Lavandeira. O almoço decorre nos restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico do Cabrito, iniciativa que se realiza entre hoje e sábado em 14 estabelecimentos do concelho.
Autor: Luísa Teresa Ribeiro
Feira do Folar de Carrazeda de Ansiães reúne 20 expositores

Fotografia
Publicado em 14 de abril de 2022, às 06:52