twitter

Autarquia famalicense investiu 300 mil euros em 2018 no reforço de segurança nas passadeiras

Autarquia famalicense investiu 300 mil euros em 2018 no reforço de segurança nas passadeiras
Fotografia

Publicado em 08 de janeiro de 2019, às 00:52

Mobilidade urbana.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão investiu em 2018 mais de 300 mil euros no reforço da segurança nas passadeiras do concelho, estando a desenvolver um Plano de Segurança Rodoviária, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, a câmara de Famalicão explica que aquele plano assenta na instalação de sistemas inteligentes de iluminação, no aumento da iluminação vertical e horizontal e na sobre-elevação do piso e abrange todo o território municipal.
Segundo o texto, as medidas a aplicar são "ajustadas em função do contexto de localização da cada uma das travessias pedonais e procuram garantir por um lado uma maior visibilidade ao condutor da existência de peões na travessia e obrigar à moderação da velocidade na proximidade das mesmas". No texto, o presidente da autarquia, Paulo Cunha, aponta como objetivo "reforçar a segurança dos peões nos atravessamentos, tornando as vias do concelho mais seguras para todos". Neste âmbito, salienta o comunicado, foram colocadas 84 passadeiras com lomba, 102 passadeiras com sistema de iluminação LED e painel solar, duas passadeiras eletrificadas e quatro passadeiras com eletrificação inteligente.
A câmara de Famalicão refere ainda que o programa "vai continuar a ser desenvolvido durante o ano de 2019, prevendo-se novos investimentos com vista ao reforço da segurança das pessoas".
"As estradas são tanto dos veículos como dos peões. A nossa grande preocupação é dotar as estradas de condições de acessibilidade para que todos as possam utilizar com o máximo de segurança possível", afirma Paulo Cunha.
Autor: Redação