Acelebração daquele protocolo foi anunciada, ontem, pelo município de Vila Nova de Famalicão que «ficará responsável pela procedimento concursal e execução da respetiva obra», para a qual o Ministério da Administração Interna reserva, entre os anos de 2023 e 2024, um valor global de 1.611 920,96 euro, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.
«É uma boa notícia para Famalicão», considerou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, lembrando que «esta é a resposta a uma reinvidicação antiga da autarquia e do quadro operacional da PSP» presente no concelho, dadas as más condições do edificio atual, com mais de 30 anos.
Citado em comunicado, o autarca Mário Passos refere que a notícia tornada pública, através da portaria publicada quarta-feira em Diário da República, surge na sequência de um processo negocial mantido entre a autarquia e o respetivo ministério há vários anos e lembra que outras necessidades, como as necessárias intervenções nos postos da GNR de Famalicão e Riba de Ave, «precisam de ser suprimidas e estão a ser alvo de diálogo com a Administração Central».
O Município recorda que esta mesma parcereia foi estabelecida em 2018 entre as mesmas partes, o que permitiu na altura uma intervenção que requalificou toda a cobertura da esquadra, que resolveu os problemas das infiltrações de água o e eliminou as telhas de fibrocimento presentes.
Agora, o autarca famalicense acredita que o arranque da obra poderá acontecer ainda este ano e espera que o novo equipamento possa impulsionar a criação de uma Divisão da PSP em Famalicão, outra das reinvidicações antigas da autarquia.
A propósito, recorde-se que foram publicadas quarta-feira, em Diário da República, três portarias que autorizam a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a assumir os encargos orçamentais relativos à construção e reabilitação de várias infraestruturas da PSP e GNR nos municípios de Ponta do Sol, Vila Nova de Famalicão e de Viana do Alentejo. As portarias no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna contemplam, entre outras, a reabilitação da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, razão pela qual também o deputado do PS, Eduardo Oliveira, veio manifestar-se publicamente «satisfeito com as boas notícias que esse investimento representa para Vila Nova de Famalicão». «São boas notícias para a segurança pública, para os agentes policiais e também para a população», considerou.
Autor: Rui de Lemos