Um conjunto de voluntários em campos de refugiados, religiosas que se fazem passar por prostitutas para salvar crianças nos cinco continentes, organizações nacionais e internacionais vão, a partir da próxima terça-feira, em Fafe, partilhar histórias escondidas e esquecidas.
Objetivo: alertar para o modo como são tratadas e vivem no limite milhões de crianças em todo o mundo.
De 4 a 8 deste mês, Fafe volta a receber o "Terra Justa-Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade.".
Um invento internacional que ocorre na cidade com o objetivo de alertar, provocar envolver e refletir sobre a importância das causas e valores da humanidade. Nesta terceira edição, dezenas de convidados nacionais e internacionais e diversas Organizações Não Governamentais (ONG´S), ou religiosas, vão debater, entre outros assuntos, questões que afetam milhões de crianças em todo o mundo, do tráfico à fome passando pelos campos de refugiados onde crescem milhares de crianças.
Alguns números são verdadeiramente assustadores e merecem uma reflexão profunda.
Por exemplo, neste momento, há 48 milhões de crianças em situações de conflito ou enfrentam outras crises no mundo. Na crise dos refugiados, 700 crianças morreram a tentar cruzar o Mediterrâneo em 2016.
No Sudão do Sul, 1 milhão de crianças estão a morrer de fome.
O papel da UNICEF tem sido fundamental para ajudar milhões de crianças a sobreviver e a alcançar melhores condições de vida.
Só nos primeiros 10 meses de 2016 com o apoio da UNICEF: 13.6 milhões de pessoas tiveram acesso a água potável; 9.4 milhões de crianças foram vacinadas contra o sarampo; 6.4 milhões de crianças tiveram acesso a alguma forma de educação; 2.2 milhões de crianças foram tratadas contra a má nutrição aguda grave.
No âmbito daquele encontro, a cidade de Fafe vai acolher conferências, tertúlias de café com convidados nacionais e internacionais, exposições de rua, teatro de rua, debates, música, arte pública, entre muitas outras atividades.
A Rede Talitha Kum, UNICEF, Fundação Champalimaud e Instituto de Apoio à Criança entre outras instituições e personalidades vão estar em destaque durante o Terra Justa.
Ao longo da próxima semana, haverá ainda exposições, teatro de rua e um concerto solidário com Luís Represas.
Destaque
O centro da cidade de Fafe vai ser palco, durante o "Terra Justa", de um "caminho das causas", constituído por objetos que realçam dados, factos e números reais que remetem para os grandes valores da humanidade, além de uma tenda da UNICEF.
Pormenores
Neste momento, existem 48 milhões de crianças em situações de conflito ou que enfrentam outras crises mundiais.
Na crise dos refugiados, 700 crianças morreram ao tentar cruzar o Mediterrâneo, apenas no ano de 2016.
Autor: Rui de Lemos