twitter

Ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo assume cargo secretário de Estado do Mar

Ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo assume cargo secretário de Estado do Mar
Fotografia

Publicado em 28 de março de 2022, às 11:52

José Maria Costa é um dos 15 novos secretários de Estado escolhido pelo primeiro-ministro para integrar XXIII Governo Constitucional.

O ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo José Maria Costa é um dos 15 novos secretários de Estado escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, para integrar XXIII Governo Constitucional, ficando com a pasta do mar.

José Maria da Cunha Costa será o secretário de Estado do mar do XXIII Governo Constitucional, que toma posse na próxima quarta-feira, segundo a lista de secretários de Estado divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

O PS é poder na capital do Alto Minho há 27 anos. Em 1994, o médico Defensor Moura destronou o social-democrata Branco Morais, que ficou eternizado por querer tirar o Castelo ao nome da cidade.

José Maria Costa, de 61 anos, engenheiro civil e antigo quadro dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) sucedeu a Defensor Moura, governando entre 2009 e 2021.

Natural de Maputo, Moçambique, José Maria Costa é formado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, e ingressou os quadros dos extintos ENVC, entre 1986 - 1994.

Iniciou a vida autárquica com o antigo presidente socialista Defensor Moura, tendo sido seu adjunto entre 1994 e 1997 e vereador (1998-2009).

Em 2009, quando assumiu a liderança da autarquia desempenhou ainda as funções de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM)do Alto Minho, cargo que exerceu entre 2013-2021.

Foi ainda membro do Comité das Regiões (2014-2021), do Conselho de Concertação Territorial (2014 -2021), e presidente do conselho de Administração do Grupo de Ação Local Costeira Litoral Norte (2013- 2017).

Assumiu ainda as presidências do Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes (2010 - 2021), do Conselho Executivo da Conferência das Cidades Atlânticas - Atlantic Cities (2017- 2021), da direção da Associação Eixo Atlântico (2012-2014), e da Assembleia Geral das Águas do Norte (2018 - 2020).

Em representação do município de Viana do Castelo foi vogal dos conselhos de administração da empresa de tratamento de resíduos Resulima, das sociedades Vianapolis e Polis Litoral Norte, Águas do Noroeste e foi membro dos órgãos sociais da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades – RETE, entre 2013 e 2017.

Além de José Maria Costa, outros dois secretários de Estado naturais do distrito de Viana do Castelo permanecem no Governo de António Costa. Marina Gonçalves como secretária de Estado da Habitação, e Jorge Delgado como secretário de Estado da Mobilidade Urbana.

O Presidente da República vai dar posse ao novo Governo na quarta-feira, pelas 17:00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, depois da publicação em Diário da República do mapa oficial dos resultados das eleições legislativas.

De acordo com uma nota divulgada na página oficial da presidência da República na internet, o Presidente da República “marcou a cerimónia de posse de todos os membros do XXIII Governo Constitucional para a próxima quarta-feira, 30 de março, pelas 17:00”.

A cerimónia vai realizar-se, como é habitual, no Palácio Nacional da Ajuda.

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou na quarta-feira, ao Presidente da República, a composição de um Governo com 17 ministros, menos dois do que no anterior.

Este é o terceiro Governo chefiado por António Costa e o seu primeiro com maioria absoluta. Pela primeira vez, a composição de um executivo conta com mais mulheres do que homens, excluindo o primeiro-ministro.


Autor: Redação/Lusa