twitter

Romanos sobem ao castro para mais uma Galaicofolia

Romanos sobem ao castro para mais uma Galaicofolia
Fotografia

Publicado em 13 de julho de 2018, às 10:19

Evento decorre de 20 a 22 de julho.

O Castro de São Lourenço, em Vila Chã, concelho de Esposende, acolhe, entre 20 e 22 de julho, mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa”. Promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Junta de Vila Chã, este evento cultural que divulga o património arqueológico alia lazer e entretenimento, tendo como cenário o castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende. As portas do recinto abrem às 18hoo de sexta-feira, dia 20 de julho. A reorganização do espaço conferirá um novo figurino ao evento, mantendo as áreas temáticas que projetaram a Galaicofolia como uma das recriações histórico-culturais de referência. Galaicofolia é sinónimo de música, dança e recriações histórias que contribuem para divulgar a importância arqueológica do Castro de São Lourenço.
Na zona envolvente ao Centro Interpretativo, no miolo das casas do castro, pode apreciar alguns momentos da vida dos povos de há dois mil anos, numa verdadeira aula de história ao vivo.
Nas imediações do povoado, pode, ainda, visitar o acampamento romano, a quintinha dos animais, entrar no mercado e regatear os produtos com os mercadores, participar nos desafios de destreza, força e coragem do "Desafio Galaico" ou deixar que os mais pequenos se divirtam no espaço Caturo. A visita pode terminar no espaço alimentar, com iguarias ou bebendo uma queimada galaica. A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.
Autor: Redação