«Estamos a criar condições a todos os níveis para captarmos mais população. Estamos a investir numa educação com mais qualidade para as crianças de Esposende, porque se tivermos uma educação de qualidade, é mais um fator para a captação de jovens casais para o nosso concelho», disse Benjamim Pereira. O autarca, que falava na cerimónia de inauguração das obras de reabilitação e ampliação da EB 1 da Gandra, fez saber que as escolas também têm «um papel fundamental» na consolidação de um modelo educativo com qualidade e capaz de levar os casais jovens a escolherem o concelho de Esposende para viver. É que «todos os pais procuram boas escolas para os seus filhos», acrescentou Benjamim Pereira, deixando claro que o município que dirige tem assumido o seu papel.
«A Câmara Municipal tem estado permanentemente atenta a todas as necessidades de todas as escolas», continuou o edil esposendense, salientando que o concelho «tem um parque escolar de que se pode orgulhar e com uma qualidade que pode ser comparada com qualquer município do país».
Naquela que foi a primeira inauguração de uma empreitada da Câmara Municipal após a eleição do novo executivo, Benjamim Pereira não escondeu que a educação vai ser uma das prioridades estratégicas do novo mandato. «Nesta componente da educação, temos muitos projetos em curso», revelou, concretizando que entre os investimentos de maior dimensão está «uma empreitada, já entregue, para a pintura de todos os edifícios escolares do primeiro ciclo do ensino básico e substituição das respetivas coberturas». Em fase de arranque está a «grande intervenção» de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina. Naquela que é a única secundária do concelho vão ser investidos mais de 2 milhões e 300 mil euros. Já a empreitada de pintura e substituição das coberturas das escolas do 1.º ciclo serão investidos mais de 300 mil euros.
Autor: Joaquim Martins Fernandes
Esposende foca qualidade escolar na captação de jovens casais
Fotografia
Publicado em 23 de outubro de 2017, às 16:04