twitter

Entre os hospitais das Misericórdias é o de Vila Verde que tem mais "excelências clínicas" de nível máximo

Entre os hospitais das Misericórdias é o de Vila Verde que tem mais "excelências clínicas" de nível máximo
Fotografia

Publicado em 05 de dezembro de 2018, às 18:19

Duas estrelas de "excelência clínica" nível III.

O Hospital da Misericórdia da Santa Casa de Vila Verde, distrito de Braga, é a unidade de saúde no país, entre os hospitais das Misericórdias, o que obteve maior número de "excelências clínicas" de nível máximo (III).
Segundo dados divulgados pelaEntidade Reguladora da Saúde (ERS), após a primeira avaliação de 2018 do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), são seis as "estrelas" de "excelências clínicas" que o Hospital de Fão obteve:Cirurgia de Ambulatório,Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ortopedia (Artroplastias Totais da Anca e do Joelho) ,Ginecologia e Ortopedia (Tratamento Cirúrgico da Fratura Proximal do Fémur).
A avaliação envolveu 159 estabelecimentos se saúde - que representam praticamente todo o universo de prestadores de natureza hospitalar - sendo que 124 (78%) participaram na avaliação da dimensão da "Excelência Clínica" e 112 (90%) destes conseguiram, segundo a ERS, a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de avaliação. Para além do Hospital de Vila Verde, também os hospitais das Misericórdias de Fão, Fafe, Riba de Ave (Famalicão) e Póvoa de Lanhoso obtiveram "estrelas" de "excelência clínica". O SINAS é um sistema cuja participação dos prestadores de cuidados de saúde é voluntária. A avaliação e a classificação efetuadas processam-se em dois níveis. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira