twitter

Ensino profissional em Famalicão com «impulso» de 3,2 milhões de euros do PRR

Ensino profissional em Famalicão com «impulso» de 3,2 milhões de euros do PRR
Fotografia

Publicado em 13 de dezembro de 2022, às 17:29

Este «impulso» vai permitir a criação em três escolas de centros tecnológicos especializados.

O ensino profissional em Vila Nova de Famalicão recebeu um «impulso» de 3,2 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este apoio vai permitir a criação em três escolas de centros tecnológicos especializados.

Em comunicado, o município especifica que estes centros vão ser criados nas escolas Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, bem como na escola Profissional Cior.Os centros são «estruturas vocacionadas para o ensino profissional que vão amplificar a capacidade instalada, modernizar e acrescentar novos cursos à oferta formativa», acrescenta. «O financiamento vai permitir a requalificação de espaços e equipamentos, com o objetivo de promover mais quadros especializados, capazes de corresponder às necessidades do mercado de trabalho e de uma região cada vez mais tecnológica e produtiva», refere ainda o comunicado.

A criação dos centros tecnológicos especializados vai decorrer até 2025.Um dos projetos aprovados é direcionado parra a especialização na indústria e os outros dois para a área da informática. «O investimento vai reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica das escolas com oferta de ensino profissional em domínios de especialização, que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital, e o desenvolvimento de competências para a inovação e renovação industrial», lê-se no comunicado.

Em concreto, os cursos a ministrar serão da área das ciências informáticas, da metalurgia e da metalomecânica.


Autor: Redação/Lusa